Artigos e Notícias voltar
Principais Celebrações

Dos dias 2 a 9 de abril, a Igreja irá viver a Semana Santa. Em comunidade, será celebrado os últimos dias do tempo quaresmal e o início do Tríduo Pascal, em preparação para a Páscoa do Senhor. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram, de modo especial, os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No dia 2, será realizada a Solenidade de Domingo de Ramos. Nesta data, todas as igrejas de nossa diocese realizaram a tradicional bênção e procissão dos Ramos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. 

Em Santa Cruz do Sul, o Bispo Diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli, presidirá a Celebração na Catedral São João Batista, às 9h. Pede-se que os fiéis levem ramos de palmeiras ou outros, para serem abençoados. Também neste dia, a Igreja promove o Dia Nacional da Coleta. Os fiéis poderão realizar suas doações em valores, nas celebrações da Missa de que participarem como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. As doações arrecadadas serão aplicadas em projetos sociais que integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

Na quarta-feira, 5, às 18h15min., será celebrada a Missa dos Santos Óleos na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Também conhecida como Missa Crismal, a celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Aloísio Alberto Dilli com a participação de todos nossos padres, que fazem a renovação das promessas sacerdotais. Na ocasião, o bispo abençoará os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrará o óleo do Crisma que serão usados na ministração dos sacramentos durante todo o próximo ano nas paróquias da diocese.

Na quinta-feira, 6, às 19 h, Dom Aloísio Alberto Dilli presidirá a Celebração do Lava-Pés e Instituição da Eucaristia que dá início ao Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro), que se inicia com a missa vespertina da Quinta-Feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Na tradição do catolicismo, a celebração de Lava-Pés simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. Para simbolizar esta ação, Dom Aloísio irá lavar os pés de 12 representantes de instituições sociais, relembrando o gesto de Jesus na última ceia ao lavar os pés dos seus apóstolos.

Na Sexta-feira, 07, será celebrada a Sexta-feira Santa, Paixão e Morte de Jesus Cristo. A data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Para os católicos, a data é marcada pelo silêncio, jejum e oração. Uma solene celebração será realizada por Dom Aloísio, em frente à Catedral São João Batista às 15h — horário em que Jesus foi morto. Neste dia, não haverá celebração eucarística, acontece a celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da sagrada comunhão. Uma procissão com a imagem do Senhor Morto saíra de frente do Templo e percorrerá as ruas ao entorno da Praça Getúlio Vargas, retornando para o local.

No Sábado Santo, 8, às 19h, celebramos a Vigília Pascal, presidida por Dom Aloísio Dilli e concelebrada pelo pároco da Catedral, Pe. Rodrigo Eduardo Hillesheim. Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. A cerimônia, inicia com a bênção do “Fogo Novo” e o acendimento do Círio Pascal, e a Igreja mantém-se em vigília à espera da Ressurreição de Cristo, esperada para o domingo.

 

No domingo, 9, Domingo da Páscoa do Senhor, é o dia da vitória sobre o pecado e a morte em que Cristo Ressuscita para a nossa salvação — celebramos a festa da Ressurreição, a maior solenidade de nossa fé.  A Missa de Páscoa será às 9h, presidida por Dom Aloísio Alberto Dilli na Catedral São João Batista.


Convidamos a todos para celebrar e viver intensamente a Semana Santa contemplado os mistérios da paixão e morte de Jesus, na cruz, possamos chegar com Ele à glória da Ressurreição!

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese