Artigos e Notícias voltar
2018: O ano do Batismo

Créditos foto: Júlio Mahl Na manhã da quarta-feira, dia 16 de maio, reuniu-se a equipe ampliada do CDFPT (Centro Diocesano de Formação Pastoral e Teológica) da Diocese de Santa Cruz do Sul para avaliar o andamento do projeto do Batismo e dar andamento aos próximos passos. A reunião aconteceu no Seminário São João Batista e contou com a presença de 12 pessoas.

Num primeiro momento os participantes partilharam o trabalho que está sendo feito nas bases onde eles estão atuando, com destaque para o trabalho nas comarcas. Apontaram-se os vários momentos de formação que estão acontecendo com a presença dos integrantes da CDFPT. A partir daí se projetou o Fórum Diocesano sobre o Batismo, agendado para o dia 28 de maio, no Seminário São João Batista.
Como preparação espera-se o retorno dos questionários enviados às paróquias sobre a forma de preparar e celebrar o batismo.
No dia 28, partir-se-á do estudo do texto “Sacramentos na Vida dos Cristãos: Batismo é a porta de entrada”, confrontando o texto com a realidade trazida pelas paróquias e comarcas e as experiências que estão sendo feitas por outras dioceses. Num momento posterior se buscarão indicativos de ação, com o intuito de dinamizar a Pastoral do Batismo como parte do processo da Iniciação à Vida Cristã.
Para o fórum estão sendo convocadas duas pessoas de cada paróquia e que tem algum envolvimento na preparação ou celebração do batismo.
Todo este trabalho está sendo desenvolvido dentro do processo da Iniciação à Vida Cristã, onde o ano de 2018 está sendo dedicado ao estudo e aprofundamento do Sacramento do Batismo. A meta é concluir o ano com a elaboração de diretrizes comuns a serem seguidas por todas as paróquias.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese