Artigos e Notícias voltar
TRANSFERÊNCIAS PARA O ANO DE 2023

Créditos foto: Secretariado

Caros presbíteros e caros diocesanos. 

O espírito sinodal (“synodos”), tão recomendada pelo Papa Francisco, faz experimentar o “caminhar juntos”, como pessoas que se entreajudam nas diversas funções diocesanas e paroquiais. Nossa Igreja Particular está passando por um período de transformação, com tendências a ser menos presbiteral e mais diaconal e leiga. Em 2023, foram ordenados 13 Diáconos Permanentes e nenhum Presbítero.

A realização das transferências se torna uma missão delicada para o bispo e seu colégio de consultores. Igualmente, não é fácil para os que são transferidos e suas respectivas comunidades. Alguns são convidados e enviados para novos caminhos; outros chegam e precisam ser bem acolhidos, acima dos projetos e gostos pessoais.

Manifesto gratidão pela disponibilidade do clero para acolher as nomeações para servir onde a Igreja necessita, como prometido na ordenação. Agradeço também às comunidades que enviam seu padre para outra missão e acolhem com alegria e esperança aquele que chega. Segundo o espírito do Evangelho, ninguém deve ir para uma comunidade a partir do seu gosto ou imposição pessoal, mas para evangelizar o povo ao qual for enviado; e os fiéis são convidados a acolher o presbítero que vem. 

Estamos no Ano Vocacional: Vocação, graça e missão. É ocasião propícia para renovar o compromisso de rezar pelas vocações e fazer nossa parte, a fim de que não faltem nas comunidades, no presente e no futuro, operários na messe do Senhor, em todos os estados de vida. Não basta sermos exigentes e críticos. Precisamos também preparar estas pessoas que se tornam os futuros presbíteros e diáconos, desde as famílias, comunidades e casas de formação. Deus não deixa de chamar operários para sua messe e nós precisamos apoiar e acompanhar os candidatos; dar-lhes condições de discernimento num processo de formação humana, cristã e ministerial.

Dentro desse do modo de pensar, caros irmãos presbíteros, sintam-se todos confirmados em sua nomeação ou serviço na Diocese de Santa Cruz do Sul, exceto o que segue abaixo:

I. ANO DE MUDANÇAS GERAIS:

1. Filosofia/Teologia em Santa Maria: Pe Marcelo Carlesso - Reitor do Seminário Bom Pastor – Etapa da configuração (Teologia), com residência em Santa Maria/RS.

2. Ano Sabático e Coordenador da Casa Amparo Fraterno: Pe Silvino Tarcísio Hammes.

3. Padres de referência em polos de pastoral (Cidades/Paróquias maiores/Universidades):

a) Pe Érico João Hammes: Disponível para formação nos fins-de-semana, na região do Alto Taquari (Polo Lajeado/RS).

b) Pe Rodrigo Eduardo Hillesheim: Coordenador de Pastoral e Pároco da Catedral. Referencial para a coordenação pastoral da cidade-polo de Santa Cruz do Sul/RS.

 

II. TRANSFERÊNCIAS LOCAIS:

1. Pe Clécio José Henckes: Inscrição e aprovação (com bolsa de estudos) para doutorado em Cristologia – PUC/RS e Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo – Ilópolis/RS.

2. Pe Felipe Bernardon: Pároco da Paróquia São João Batista – Arvorezinha/RS e Pároco da Paróquia São José do Patrocínio – Itapuca/Anta Gorda/RS.

3. Pe Guido Vogt: Vigário paroquial da Paróquia São João Batista – Arvorezinha/RS e da Paróquia São José do Patrocínio – Itapuca/Anta Gorda/RS.

4. Pe Valdir José Biasibetti: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação – Putinga/RS.

5. Pe Miguel Carlos Dametto: Retorna para sua diocese de incardinação.

6. Pe Silmar Antônio Possa: Pároco da Paróquia São João Batista – Nova Bréscia/RS e Pároco da Paróquia Santo Antônio - Pouso Novo/RS.

7. Pe Roni Osvaldo Fengler: Pároco da Paróquia Santo Inácio – Lajeado/RS.

8. Pe Amilton Capaverde: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Sinimbu/RS.

9. Pe João Bernardo Limberger: Pároco da Paróquia Santa Terezinha – Herveiras/RS.

10. Pe Irineu Marcos Sehnem: Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Candelária/RS.

11. Pe Maurizan do Nascimento: Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Rio Pardo/RS e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pantano Grande/RS.

12. Pe Darci Garibalde Grasel: Pároco da Paróquia São Nicolau e Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pantano Grande/RS.

13. Pe Loreno Antonio Konzen: Pároco das Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rincão del Rey/Rio Pardo/RS e Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pantano Grande/RS.

14. Pe Hilário Gonçalves: Pároco da Paróquia Espírito Santo e Vigário paroquial da Paróquia São João Batista/Catedral.

15. Franciscanos:

a) Pe Frei Gastão Carlos Zart – OFM: Foi nomeado Pároco das Paróquias Nossa Senhora Auxiliadora (Progresso/RS), Nossa Senhora de Lourdes (Vila Fão – Marques de Souza/RS) e Paróquia São João Batista – Boqueirão do Leão/RS) pelo Provincial Frei Marino Rhoden OFM.

b) Pe Frei César dos Santos Machado OFM (Definidor Provincial): Nomeado Vigário paroquial das Paróquias citadas anteriormente.

Autor: Dom Aloísio Alberto Dilli
Últimas Notícias da Diocese