Artigos e Notícias voltar
Padres e diáconos reunidos em Assembleia

Créditos foto: PASCOM

No dia 1º de outubro, padres e diáconos da Diocese de Santa Cruz do Sul se reuniram em Assembleia com Dom Aloísio Dilli para deliberarem sobre o atendimento pastoral nas paróquias, comarcas e diocese em curto, médio e longo prazo. A motivação surgiu na reunião do Conselho de Presbíteros no dia 11 de setembro, depois de analisar a situação dos padres, diáconos e seminaristas da Diocese.
Na assembleia, num primeiro momento Dom Aloísio fez uma brilhante exposição tendo por base a afirmação do Concílio Ecumênico Vaticano II de que a Igreja é o Povo de Deus, e que, parcela deste povo forma a Diocese que está sob os cuidados do Bispo junto com o seu presbitério. A partir disso, os participantes foram divididos em grupos de comarca, onde foram convidados a analisar o atendimento pastoral na região: O povo está sendo atendido? Quais são as nossas fragilidades? Quais são as fragilidades da pastoral na Diocese? Que saídas visualizamos?
Ao final dos trabalhos, depois que todos os grupos relataram suas conclusões, ficaram evidentes algumas propostas: precisamos valorizar os diáconos e investir na formação de novos diáconos; investir na animação vocacional, reforçando a equipe do Serviço de Animação Vocacional; investir na qualificação de lideranças leigas; rever as divisas de algumas paróquias e comarcas; investir em comunidades presbiterais para, em conjunto com os diáconos, atenderem mais paróquias.
A partir destes indicativos, Dom Aloísio e o Conselho de Presbíteros deverão elaborar um projeto de ações, que já deverá ter implicância nas transferências do final do ano.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese