Artigos e Notícias voltar
Jornada Mundial dos Pobres

Créditos foto: Internet

Entre os dias 11 a 18 de novembro, numa promoção da Cáritas Brasileira e da CNBB, realiza-se a Semana da Solidariedade. O objetivo é preparar a 2º Jornada Mundial dos Pobres, convocada pelo Papa Francisco para o dia 18 de novembro. O tema motivador é tirado do Salmo 34,7: “Este pobre grita e o Senhor o escuta”. Na carta motivadora para o Dia Mundial dos Pobres (Jornada Mundial dos Pobres), o Papa Francisco escreve:
“Sabemos que, no templo de Jerusalém, depois do rito do sacrifício, tinha lugar o banquete. Em muitas dioceses, esta foi uma das experiências que, no ano passado, enriqueceu a celebração do primeiro Dia Mundial dos Pobres. Muitos encontraram o calor de uma casa, a alegria de uma refeição festiva e a solidariedade dos que quiseram partilhar a mesa de maneira simples e fraterna. Gostaria que, também este ano, bem como no futuro, estia Dia fosse celebrado com a marca da alegria pela redescoberta capacidade de estar juntos. Rezar juntos em comunidade e partilhar a refeição no dia de domingo”.
Na conclusão da carta, o Papa pede: “Convido os irmãos bispos, os sacerdotes e, de modo particular os diáconos, a quem foram impostas as mãos para o serviço aos pobres (cf. At 6,1-7), juntamente com as pessoas consagradas e tantos leigos e leigas que nas paróquias, nas associações e nos movimentos tornam palpável a resposta da Igreja ao grito dos pobres, a viver este Dia Mundial como um momento privilegiado de nova evangelização. Não deixemos cair no vazio esta oportunidade de graça. Neste dia, sintamo-nos todos devedores para com eles, para que, estendendo reciprocamente as mãos um ao outro, se realize o encontro salvífico que sustenta a fé, torna eficaz a caridade e habilita a esperança para prosseguir com firmeza pelo caminho em direção ao Senhor que vem”.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco para preparar a Festa de Cristo Rei do Universo. Para esta festa devem ser convidados, principalmente, os pobres.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese