Artigos e Notícias voltar
Carta do 35º Encontro Regional de Presbíteros

Nós, 63 presbíteros, representantes de todas as dioceses do Rio Grande do Sul, estivemos reunidos durante os dias 14 a 17 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, em nosso 35º Encontro Regional. Contamos com a presença de Dom Paulo de Conto, bispo de Montenegro, e referencial para os ministérios ordenados em nosso regional, o Secretário Executivo do Regional Sul 3, Pe. Leandro Padilha e o Diácono Roberto Nunes, vice Presidente da Comissão Regional dos Diáconos. No primeiro dia iniciamos com a Celebração Eucarística e a reunião dos representantes Diocesanos.  
No segundo dia de encontro contamos com a assessoria da Dra. Yara Helena Cherem Netto, psiquiatra e psicoterapeuta, e da Dra. Eunice Borba Julião, psicóloga, que abordaram o tema da saúde psíquica dos presbíteros. A realidade hodierna faz com que os presbíteros se deparem com o excesso de atividades, sofrimentos e frustrações que acabam em diversas patologias, como o estresse doentio, a Síndrome de Burnout e a depressão. Foram expostos os sintomas, as causas, a prevenção e o tratamento. Também abordou-se a maneira adequada de usar as redes sociais.  Encerramos a tarde com a Celebração Eucarística.    
Na quarta feira, após a Eucaristia, contamos com a assessoria do Pe. Estevão Raschietti, do CCM - Centro Cultural Missionário, que abordou a Dimensão Missionária do Presbítero. A missão faz parte da essência da Igreja, renova a vida das Comunidades e a vida dos Presbíteros. A missão exige que o presbítero seja pastor para as ovelhas que estão no redil; semeador para lançar a semente do Evangelho nas diversas realidades; e, pescador para lançar as redes na missão Ad gentes. No final da tarde ocorreu a confraternização de todos os presbíteros.   
No último dia, Pe. Raschietti destacou a vida do discípulo e a sua missão: doar a vida é a nossa missão. Pe. Cleocir Bonetti anunciou os nomes que integrarão a Coordenação Regional dos Presbíteros: Pe. Pedro Nicolau Schneider – Vice Presidente; Pe. Jacó André Wuaden – Vice Tesoureiro e Pe. Darvan Hernandez da Rosa – Vice Secretário. Na sequência foi realizada a leitura da Carta do 35º ERP e feito os encaminhamentos para 2017. Concluímos com a Celebração Eucarística. 
O Encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de vida. Desejamos que o Espírito Santo nos conduza e sustente na missão de anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo com alegria.    

São Leopoldo, 17 de novembro de 2016


Autor: Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 3
Últimas Notícias da Diocese