Artigos e Notícias voltar
Nomeado novo bispo para a diocese de Vacaria, no Rio Grande do Sul

Créditos foto: CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 09, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Irineu Gassen, bispo de Vacaria no estado do Rio Grande do Sul, por motivo de idade. Na ocasião, nomeou bispo da respectiva diocese, o padre Sílvio Guterres Dutra, atual reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, da arquidiocese de Porto Alegre (RS). A notícia foi publicada no Jornal “L'Osservatore Romano”, às 12 horas de Roma.

Padre Sílvio Guterres

Nascido em junho de 1966, no município de Encruzilhada do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, padre Sílvio cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney. Fez Mestrado em Teologia Pastoral junto à Universidade Lateranense, em Roma.

Padre Sílvio foi ordenado sacerdote em 1993, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, por dom Altamiro Rossato. No exercício do ministério presbiteral cumpriu as funções de professor de Teologia Pastoral, junto a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbíteros; membro do Colégio de Consultores; membro da coordenação da Pastoral presbiteral; coordenador da Comissão arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, entre outras funções.



Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado. O texto é assinado pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, na íntegra:


Saudação da CNBB ao padre Sílvio Guterres Dutra


Brasília, 09 de maio de 2018

 

Prezado P. Silvio Guterres Dutra.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), manifesta alegria com o anúncio de sua nomeação feita nesta quarta-feira, 09 de maio, pelo Papa Francisco como novo bispo de Vacaria (RS). O santo Padre aceitou a renúncia de dom Irineu Gassen e nos dá um novo membro do nosso episcopado.

Ao olhar para os seus dados biográficos, verificamos que o senhor percorreu um caminho de formação com especialmente voltado para o campo da Pastoral e da Formação do Clero. Estes elementos, entre outros, expressam as ferramentas que a Providência colocou em suas mãos em vista da missão que a Igreja lhe confia neste momento de sua vida.

Acolhendo-o em nossa Conferência Episcopal, citamos as palavras do Papa Francisco proferidas aos bispos participantes de um Seminário da Congregação para Evangelização dos Povos, organizado em setembro de 2014: “Estais chamados a vigiar incessantemente o rebanho a vós confiado, para o manter unido e fiel ao Evangelho e à Igreja. Esforçai-vos por dar um impulso missionário autêntico às vossas Comunidades diocesanas, para que cresçam cada vez mais com novos membros, graças ao vosso testemunho de vida e ao vosso ministério episcopal exercido como serviço ao Povo de Deus. Estai próximos dos vossos sacerdotes, cuidai a vida religiosa, amai os pobres”.

Por meio dessa mensagem pedimos ao senhor que faça chegar a dom Irineu Gassen nossa palavra de gratidão. Seu lema episcopal: “Preparar para o senhor um povo perfeito” retirado do Evangelho de São Lucas (1, 17) indicou, desde sua nomeação em 2008, a dinâmica de sua ação evangelizadora de animar os fiéis para serem uma Igreja viva, participativa e animada. Que Deus o fortaleça nesse tempo de emeritude concedendo-lhe saúde, serenidade e muita luz.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-geral da CNBB

Fonte: www.cnbb.org.br
Últimas Notícias da Diocese