Artigos e Notícias voltar
5º DIA | 58ª Assembleia Geral da CNBB encerra com ação de graças e louvor a Deus

Créditos foto: CNBB

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou ao fim no início da tarde desta sexta-feira, 16 de abril. Desde a segunda-feira, 12 de abril, os bispos do Brasil estiveram reunidos, pela primeira vez de forma online. Ao final do encontro, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB manifestou gratidão e ação de graças a Deus e cada um dos que se envolveram no trabalho e assumiu um compromisso: “Saímos com a consciência de que temos importantíssimas tarefas legadas por esta 58ª Assembleia Geral”. A Assembleia chega ao fim com ação de graças e louvores a Deus pelos dons recebidos e ofertados durante estes cinco dias de Assembleia. Confira os destaques deste último dia de Assembleia.

Mensagem ao Povo brasileiro: O episcopado brasileiro reunido em Assembleia, de modo online, se dirigiu ao povo brasileiro por meio de uma mensagem. No texto, os bispos afirmam que diante da atual situação pela qual passa o Brasil, sobretudo em tempos de pandemia, não podem se calar quando a vida é “ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada”. Os bispos asseguram que são pastores e que têm a missão de cuidar. “Nosso coração sofre com a restrita participação do Povo de Deus nos templos. Contudo, a sacralidade da vida humana exige de nós sensatez e responsabilidade”. Na mensagem, os bispos reiteram que no atual momento precisam continuar a observar as medidas sanitárias que dizem respeito às celebrações presenciais. Reconhecem agradecidos que as famílias têm sido espaço privilegiado da vivência da fé e da solidariedade. Os bispos afirmam que os três poderes da República têm, cada um na sua especificidade, a missão de conduzir o Brasil nos ditames da Constituição Federal, que preconiza a saúde como “direito de todos e dever do Estado” e que o momento exige competência e lucidez. Fazem, ainda, um forte apelo à unidade das Igrejas, entidades, movimentos sociais e todas as pessoas de boa vontade, em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil. Confira o texto na íntegra: http://mitrascs.com.br/noticias/detalhe/520

Ministérios do leitorado e acolitado às mulheres: Na vasta pauta de assuntos abordados pelo episcopado brasileiro, esteve a questão dos Ministérios concedidos às mulheres. No dia 11 de janeiro de 2021, o Papa Francisco publicou a Carta Apostólica em forma de Motu Próprio Spiritus Domini, na qual altera o primeiro parágrafo do cânon 230, do Código de Direito Canônico (CDC), estendendo o ministério do leitorado e acolitado também às mulheres. Trata-se da possibilidade de todo batizado e batizada ser instituído para o ministério de leitor e acólito. “A nova redação do Código de Direito Canônico diz que esse ministério pode ser confiado a todos os fiéis que forem idôneos, do sexo feminino ou masculino”. A motivação para a mudança é auxiliar a ação evangelizadora da Igreja, que cabe a toda a comunidade eclesial.

Comissão para a Ação Missionária: O bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odelir Magri, apresentou o trabalho que tem sido realizado no período de pandemia, voltado para concretizar o Programa Missionário Nacional. A atuação está dividida em três frentes: Ação Missionária, Cooperação Intereclesial e Pastoral dos Brasileiros no Exterior.

POM: O diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, que teve o mandato renovado por mais cinco anos, falou sobre o processo universal de renovação das POM; sobre a Campanha Missionária 2021, cujo tema será “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4, 20); sobre a coleta missionária e ainda sobre o Congresso Missionário que será realizado em 2023.

CEFEP: Foi apresentado um vídeo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara (Cefep) sobre a Capacitação de lideranças em Políticas Públicas, realizado em parceria com a Comissão para o Laicato, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e a Assessoria Política da CNBB. Padre Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do Cefep, também divulgou a formação para representantes nos conselhos de política públicas, cuja terceira edição, em formato virtual terá como foco o controle do orçamento público. Até o momento, as formações alcançaram 164 lideranças.

Conferência Eclesial da Amazônia: O bispo de Puerto Maldonado, no Peru, dom David Martínez de Aguirre, representando a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), falou aos bispos do Brasil sobre os projetos e iniciativas do organismo que envolve as Igrejas Particulares da região Pan-Amazônica com o intuito de colocar em prática as indicações do Sínodo para a Amazônia, como “delinear o rosto amazônico da Igreja” e “continuar a tarefa de encontrar os caminhos da missão evangelizadora, colocando em prática a ecologia integral”. A Ceama está trabalhando e com 21 núcleos temáticos assumidos como prioridades pastorais. Tais núcleos estão organizados em torno dos sonhos apresentados pelo Papa Francisco na exortação apostólica Querida Amazônia – para cada sonho, um conjunto de prioridades fundamentais.

Cimi: O arcebispo de Porto Velho (RO) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Roque Paloschi, apresentou o cenário político indigenista, caracterizado entre outras condicionantes, pelas violações de direitos humanos dos povos indígenas, mais de mil indígenas mortos e mais de 50 mil infectados pelo novo coronavírus, além da omissão e falta de diálogo do atual governo.

Comissão para a Ecologia Integral: O bispo de Caxias do Maranhão (MA) e presidente da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Sebastião Lima Duarte, comunicou que o colegiado acompanha e lamenta o cenário de destruição, impunidade e de implantação de grandes projetos no contexto socioambiental brasileiro. Recordou as notas divulgas desde o ano passado, nas quais a comissão manifestou preocupação com os riscos a que trabalhadores estão expostos por conta do coronavírus nas atividades de mineração e questionou o acordo do Governo de Minas Gerais com a Vale e o Tribunal de Justiça do Estado nos casos de rompimentos de barragens. Também destacou a construção de uma carta ao governo brasileiro construída junto com o Movimento Católico Global pelo Clima para alertar o pedido de investidores católicos por compromissos de preservação ambiental.

Comissão para os Bispos Eméritos: O bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, fez uma apresentação que arrancou aplausos dos bispos ao abordar a relação dos bispos eméritos com os bispos diocesanos e as ações da Comissão Especial para os Bispos Eméritos, aqueles que deixaram o governo diocesano por atingir a idade de 75 anos ou por outro motivo acolhido pelo Papa. Atualmente, são 165 bispos eméritos no Brasil. Durante a pandemia, três eméritos morreram em decorrência da covid-19.

Animação Bíblico Catequética: Em 2021, a Igreja no Brasil celebra os 50 anos do Mês da Bíblica. O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, falou sobre a preparação para este momento e pediu atenção e adesão das dioceses para difusão da Palavra de Deus por meio do aproveitamento do cinquentenário do Mês da Bíblia.

Juventude: A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB também apresentou suas atividades e projetos. O bispo de Valença (RJ) e presidente, dom Nelson Francelino, junto com os assessores, ressaltou a “intensificação da formação na sinodalidede, partilha, inclusão” e a criatividade da Pastoral Juvenil na ação solidaria É tempo de cuidar. Também foi apresentada a alteração do processo formativo ligado à Jornada Diocesana da Juventude e ao Dia Nacional da Juventude. A Comissão está pensando em alteração do caminho formativo por conta da alteração de datas pelo Papa Francisco. O Plano de Evangelização Juvenil também será reformulado, num processo de revitalização da Pastoral Juvenil já iniciado. A Comissão também tem atuado por meio de cursos e capacitações oferecidos pela modalidade EaD; atividades online como lives, encontros, lectio-divina nas redes sociais e campanha; além de Campanhas publicitárias de evangelização.

Pastoral Afro-Brasileira: O arcebispo de Feira de Santana (BA) e referencial para a Pastoral Afro-Brasileira, dom Zanoni Demettino Castro, agradeceu o apoio da CNBB ao trabalho junto às comunidades negras e pela publicação do texto de estudos sobre a Pastoral Afro-Brasileira, de número 85. Ressaltou o compromisso da Igreja com o povo negro e o desejo de que o texto de estudo seja um documento da Conferência. Dom Zanoni também pediu que a CNBB assuma com todo empenho a causa do negro com uma Comissão Episcopal voltada para ao tema.

Cultura e Educação: A Comissão de Cultura e Educação, por meio de seu presidente, dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros (MG), também destacou as atividades durante a pandemia, como as Lives de Quarta Webinar; as reuniões; as ações dos Setores Educação, Universidades, Bens Culturais e Cultura com oferta de subsídios e iniciativas pastorais. Foi destaque a apresentação sobre o Acordo de Cooperação Técnica entre a CNBB e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cujo objetivo é realizar ações conjuntas para preservação e valorização do Patrimônio Cultural e Material da Igreja Católica. A Comissão também comunicou da preparação de um texto de estudos sobre o Ensino Religioso.

Ação Sociotransformadora: O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, dom José Valdeci dos Santos Mendes, falou da proximidade com as 26 Pastorais Sociais e organismos desde o início da pandemia e contou que o questionamento sobre “como ser Igreja profética e samaritana no tempo desafiador de pandemia” tem norteado as reflexões nos últimos meses. Desde maio do ano passado, são realizadas reuniões mensais com prioridade de partilhas em campos afins: mobilidade humana, pastorais do campo, pastorais urbanas e pelo direito à saúde, – articulação e ações conjuntas. Dom Valdeci partilhou as percepções a partir das reuniões com relatos de dores e desafios enfrentados pelos agentes Brasil afora. Também comentou do envolvimento e apoio à CFE 2021; do diálogo com entidades da sociedade; e o planejamento e realização de formações. A Comissão ainda está envolvida nas redes eclesiais na América Latina, como a do Aquífero Guarani e do Grande Chaco.

Laicato: Ao apresentar os destaques do trabalho nos últimos meses, o bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Geovani Pereira de Melo, convidou o bispo de Floresta (PE) e membro da Comissão, dom Gabriel Marchesi, para falar do 15º Intereclesial das CEBs, que será de 18 a 23 de julho de 2023, em Rondonópolis (MT). O tema será “CEBs: Igreja em saída em busca de vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra (Is 65, 17ss)”. Após a apresentação sobre o intereclesial, dom Geovani informou da construção dos parâmetros básicos para formação do Laicato por parte do Setor Leigos da Comissão; divulgou o Seminário dos Bispos Referenciais dos Setores Leigos e Cebs nos dias 10 e 11 de agosto, de forma virtual; e ressaltou a importância de incentivar a pesquisa sobre os profissionais cristãos.

Comunicação: A última Comissão a apresentar suas ações e projetos foi a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da comissão, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, divulgou o Mutirão de Comunicação, marcado para os dias 23 e 24 de julhio, em formato online, e o programa da CNBB – Igreja em Saída, a Igreja no Brasil – produzido e retransmitido pelas emissoras de TV de inspiração católica e que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h35.

Saudação aos Administradores Diocesanos: O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, dedicou um momento para saudar os administradores diocesanos, que estão à frente de uma arquidiocese e outras oito dioceses vacantes. Alguns que disseram adeus a seus bispos recentemente, fizeram memória dos pastores falecidos.

Homenagem: Ainda no contexto da memória, foi apresentado ao final do encontro, antes da oração, um vídeo para recordar os bispos que faleceram desde a última assembleia. Ao som de “Eu o ressuscitarei”, a homenagem emocionou os presentes ao recordar grandes pastores e suas entregas à missão da Igreja. Os bispos também homenagearam o Papa emérito Bento XVI. Com uma Ave-Maria conduzida por dom Antônio Emídio Vilar, rezaram pela vida do aniversariante do dia, que completa 94 anos de vida.

Avaliação da Assembleia: No início da tarde desta sexta-feira, 16/04, a presidência da CNBB concedeu uma coletiva de imprensa avaliando as atividades da Assembleia.

Dom Walmor Oliveira Azevedo“Eu chego para esta conversa com o coração cheio de gratidão. Quando o coração da gente é grato e encontra razões para a gratidão, o mistério do coração de Deus transborda” – Com essas palavras o arcebispo de Belo Horizontes e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira Azevedo, deu início ao seu diálogo com os jornalistas. Durante sua fala, o presidente da Conferência fez um balanço geral das principais implicações do evento que pela primeira vez aconteceu de forma virtual. “Realizamos a 58ª Assembleia Geral da CNBB. Não foi um congresso de cientistas, nem de politólogos, nem de especialistas desta ou daquela área. Foi um encontro de pastores e servidores do Povo de Deus. Fizemos um caminho em quatro dias e meio com muita qualidade. A pauta foi extensa e nós a cumprimos com partilhas, discussões, debates e decisões importantes tomadas”, declarou dom Walmor.

Dom Jaime Spengler: “Agora, após estes dias de trabalho, eu creio que nós podemos dizer que é possível, sim, utilizar também as plataformas digitais, a tecnologia, para realizar uma Assembleia Geral da CNBB”, afirmou o arcebispo de Porto Alegre e 1º vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. Segundo ele, havia uma expectativa grande em torno da realização desta assembleia geral, mas o balanço é bem positivo. “Primeiro, pelo fato de não termos podido celebrar como programado a assembleia no ano passado, pois ela foi adiada devido a situação da pandemia. A segunda situação é pela utilização da tecnologia, algo inédito. Surgiram questões de como seria acompanhar a participação de praticamente quatrocentas pessoas através da internet. Terceiro, como realizar os encaminhamentos característicos de uma assembleia como a nossa, seguindo os estatutos da conferência”.

Dom Mário Antônio da Silva: “Não foi uma mera Assembleia Geral. Foi uma Assembleia de importância histórica, eu diria, uma nobre Assembleia”. Estas foram as primeiras palavras pronunciadas pelo 2º vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Roraima (RR), dom Mário Antônio da Silva. A maneira como foi desenvolvida, os assuntos que foram abordados a partir do tema central e o trabalho construído ao longo de toda a semana foram destacados por Dom Mário. “Irão surgir muitos frutos. Eu considero como uma nova semeadura. Que as sementes nobres lançadas continuem encontrando terrenos férteis, mas não só para o episcopado, mas para a vida da Igreja, do Brasil e do mundo”, afirmou. Dom Mário também pontuou uma das novidades desta Assembleia: realizada 100% na modalidade online. “É verdade que ela foi online, o que não substitui o presencial, mas foi tão frutuosa e correspondeu ao momento da pandemia, mostrando a necessidade que temos de sermos responsáveis e evitar aglomerações”, disse.

Assista a coletiva de imprensa completa em: https://www.youtube.com/b9791a7d-214d-4b2f-975e-6568f4c98516

Dom José Gislon, Presidente da CNBB Regional Sul 3 e bispo de Caxias do Sul, divulgou esta tarde um vídeo com a sua palavra de avaliação. Segundo ele, “além do estudo foi um momento de encontro fraterno”, de muita preocupação com a realidade do Brasil, especialmente pela pandemia, e de vivência da nossa missão de ser Igreja. Veja o vídeo completo em: https://youtu.be/Hbh_GONLy9Y

Ação de Graças e Louvor a Deus: Para encerrar a 58ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB em sinal de ação de graças, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado exibiu um vídeo produzido com a música Te Deum, uma expressão cuja origem latina da palavra significa: “A Ti louvamos, ó Deus”. Confira: https://youtu.be/Fi4ToLkgOv4

Autor: Imprensa CNBB - Adaptação: Diácono Giovane Gonçalves
Fonte: https://www.cnbb.org.br/
Últimas Notícias da Diocese