Artigos e Notícias voltar
21ª Romaria da Santa Cruz reúne 7 mil pessoas

Cerca de 7 mil pessoas participaram neste domingo, 11, da 21ª Romaria da Santa Cruz. A acolhida teve início às 8h30 min. , na Igreja Santos Mártires, em Linha Santa Cruz. De lá, os romeiros seguiram o percurso de dois quilômetros, até o Seminário São João Batista. No local, foi celebrada missa e após inauguração e benção do altar-monumento.

Em sua homilia, Dom Aloísio Alberto Dilli saudou a todos e agradeceu a presença de cada romeiro.

" Somos todos chamados a participar da realização do reino de Deus. Por isso, hoje nós sim, estamos muito felizes. Agradecemos a Deus por este dia lindo e a presença de cada um. E o coração de nossa Diocese pulsa e canta Salve, Salve Santa Cruz. Essa cruz que carregamos a frente da romaria, é o símbolo que nos conduz. Ela representa o maior gesto de amor que a humanidade já viu" disse.

Na ocasião, foi feita a entrega oficial do 12º Plano de Pastoral da diocese de Santa Cruz, aos representantes das 11 Comarcas. "Este Plano representa o instrumento de Pastoral da nossa Diocese de 2022 a 2025. É o plano das 51 paróquias, dos diversos movimentos, setores e pastorais que ajudam a disseminar a vida da nossa Diocese " afirmou padre Rodrigo Hillesheim.

A programação seguiu com apresentações artísticas e momento para confissão. As 14h30 min., foi realizada a celebração de envio.

De perto e de longe

Os primeiros romeiros começaram a chegar por volta das 7h30 min., na Igreja Santos Mártires, em Linha Santa Cruz. Vindos de ônibus, em lotação ou de carro, muitos deles saíram cedo de casa. É o caso do casal, Anita Secco, 63 anos, e Ferminio Secco, de 66 anos. Moradores de Putinga, eles se deslocaram de van junto com outras 14 pessoas para participar da romaria.

"Saímos de Putinga era 6 horas e valeu muito a pena. Sempre que podemos nós participamos. Sou ministra da Paróquia Nossa Senhora da Purificação e participar deste evento religioso serve para pedir graças pela saúde, pela vida, paz e amor. É muito importante participar", disse Anita. 

De Linha Santa Cruz, a aposentada, Eva Rabuske,76 anos, participou acompanhada  dos filhos e demais familiares. 
" Participo todos os anos, e essa romaria após a pandemia serve para a gente agradecer a vida, a todas as coisas que passamos e pedir graças " disse. 

A funcionária pública, Alexandra Rizzi, 46 anos, que é ministra e catequista da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Capitão, carregou a Cruz de sua paróquia durante a procissão. 
"Viemos de carro juntamente com o padre Jean. Está é a quinta romaria que participo. Acredito que é um caminho que temos que percorrer. E se Jesus fez tanto por nós, podemos também caminhar e agradecer", afirmou.



Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese