Artigos e Notícias voltar
Em 20 anos, Programa de Intercâmbio já envolveu 69 jovens

Desde agosto de 2002, uma parceria entre a Diocese de Santa Cruz do Sul e a Diocese de Rottenburg/Stuttgart da Alemanha, possibilita à jovens um "Intercâmbio", ou seja, um Serviço Social Voluntário pela Paz no Mundo. De 2002 até 2012, apenas jovens alemães vinham para o Brasil, mas a partir de 2012, foi possível o envio de jovens brasileiros para o país europeu. A Escola de Jovens Rurais-EJR, ligada à Ação Social Diocesana de Santa Cruz-ASDISC, é o projeto que mais recebeu jovens da Alemanha, como explica o Técnico Agrícola da ASDISC, Maurício Queiroz.

“Até hoje foram 50 voluntários que vieram para o Brasil, sendo que destes, 32 estiveram aqui em nossa Diocese, a maioria deles na Escola de Jovens Rurais. Os outros 18 foram voluntários em projetos nas Dioceses de Cachoeira do Sul, Porto Alegre e Novo Hamburgo. São 19 brasileiros que já participaram, destes, nove são de nossa Diocese,” destaca.

 

Na última segunda-feira, 29, embarcaram para a Alemanha, Luiz Henrique Pick de Moraes, de Passo do Sobrado, que integra a Escola de Jovens Rurais e a Pastoral da Juventude da Diocese de Santa Cruz do Sul e Yuri Ramos, de São Leopoldo, da Pastoral da Juventude e ao CEPA-Centro de Espiritualidade Padre Arturo, da Paróquia São João Batista, da Diocese de Novo Hamburgo. Durante um ano, eles desempenharão atividades voluntárias – Luiz vai atuar em um projeto com jovens e Yuri com crianças.

 

"A escolha dos jovens se dá a partir da articulação Rede Juventude Solidária, que é um grupo de coordenação composto por lideranças da Coordenação da Escola de Jovens Rurais e CPT-Diocesana juntamente com os parceiros do CEPA e PJ de São Leopoldo.  O principal objetivo é aproximar os mundos e proporcionar a jovens um ano social voluntário, em projetos sociais. É importante destacar, que tanto os jovens que vem quanto os que vão, são preparados para um serviço voluntário, social e solidário, " esclarece.

 Além da Escola de Jovens Rurais, outros projetos sociais da Diocese de Santa Cruz do Sul também acolheram jovens. É o caso, do projeto "Centro de Formação Divina Providência", localizado na Vila da Fonte, em Encruzilhada do Sul, idealizado pelas Irmãs da Divina Providência e a Pastoral da Juventude.

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese