Artigos e Notícias voltar
Pastoral da Comunicação partilha trabalhos

Créditos foto: PASCOM/Diocese de Santa Cruz do Sul

Na noite do dia 5 de outubro, 17 agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese (PASCOM) se reuniram virtualmente para partilharem os trabalhos e aprofundarem a missão da Pastoral da Comunicação nestes tempos. A coordenação do encontro esteve ao encargo do Pe. Giovane Gonçalves. 
Depois da acolhida e oração, Pe. Roque Hammes fez uma rápida explanação sobre a Missão da PASCOM na Igreja, destacando a animação das pessoas neste tempo de pandemia e pós-pandemia. Afirmou que “a missão da Igreja é evangelizar”, e, por isso, a Pastoral da Comunicação deve ter por horizonte a evangelização das pessoas. “O agente da PASCOM não é um simples técnico, mas é um cristão que, pela sua função, quer facilitar a evangelização”. 
No momento de partilha apareceu o grande número de programas de rádio e transmissões de missa que ocorrem nas paróquias. Durante a pandemia foram poucas as paróquias que não transmitiram missa pelo facebook ou pelas rádios. A maioria das paróquias possui uma página no facebook e têm seus grupos de watsApp. Algumas tem boletins ou informativos impressos. Outras divulgam suas programações, junto com alguma reflexão, nos jornais e rádios locais. Arroio do Meio publica, diariamente, um roteiro de leitura orante da Palavra de Deus. Venâncio Aires tem, mensalmente, uma noite de formação com o título “Crer e Conhecer”, sendo que, em 2020, estes encontros foram semanais. Algumas paróquias animam, diariamente, a oração da Ave Maria nas rádios locais.  Outras fazem vídeos semanais com a mensagem do padre ou de casais. 
Em nível diocesano, várias pastorais e movimentos tem suas páginas no facebook. Conforme a Paloma, o Setor Jovem aposta nas redes sociais, com destaque para o Facebook, WatsApp e Instagram. A catequese divulga, semanalmente, um vídeo com uma palavra de ânimo para os catequistas. O secretariado, nas palavras da Márcia, publica mensalmente a Revista Integração e alimenta o site da Diocese e a página da Diocese no Facebook. Administra a plataforma do ZOOM, utilizada para reuniões, cursos e lives. Além disso, coordena vários grupos do WatsApp através dos quais se comunica com os padres, as secretárias das paróquias e os catequistas. Semanalmente são divulgadas, via e-mail, as notícias da Diocese e o artigo do Bispo.  Pe. Clécio recordou uma afirmação de Pedrinho Guareschi, segundo o qual “Comunicação é poder e, por isso, exige responsabilidade”.
Pe. Giovane complementou que a PASCOM é uma pastoral entre as demais pastorais, devendo colocar-se a serviço de todas elas. Uma das suas funções é dar visibilidade às ações da Igreja e fazer com que as notícias cheguem a todas as pessoas. Deve cuidar para não divulgar notícias falsas. Apontou para alguns cuidados que devemos ter em nosso trabalho, a partir da Lei Geral de Proteção de Dados, que precisamos conhecer melhor para não colocarmos em risco o nosso trabalho. Motivou os participantes a acompanharem o Conexão PASCOM às 20 horas, até o dia 11 de outubro, onde está sendo dado um curso sobre esta Lei.
Ao final da reunião, foi feito o convite a todos os participantes para o encontro com a coordenação da PASCOM do RS, marcado para 19h30m do dia 19 de outubro. Vai ser o momento em que vamos receber a visita de integrantes da Coordenação Estadual da PASCOM que virão nos esclarecer sobre a missão da PASCOM na Igreja. 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese