Artigos e Notícias voltar
Diocese comemora aniversário com Assembleia dos Leigos

Créditos foto: PASCOM

No dia em que a Diocese de Santa Cruz do Sul estava completando 59 anos de instalação – 15 de novembro -, aproximadamente 180 leigos das 11 comarcas se reuniram no Centro Comunitário da Catedral São João Batista para a 6ª Assembleia Diocesana de Leigos e Leigas. Na preparação da Assembleia a equipe de coordenação percorreu as comarcas e aprofundou o tema “Leigos e Leigas iluminando o mundo e dando sabor à Vida”. O tema foi aprofundado por Dom Aloísio Alberto Dilli, Pe. Paulo Krindges, Professora Edi Rossier Predier e Prof. João Pedro Schmidt. Nos trabalhos de grupos destacou-se a importância da articulação dos leigos para, desta forma, poderem ser “sal da terra da terra e luz do mundo”. A mística foi inspirada no evangelho de João (15,5): “Eu sou a videira; vós os ramos”.
Em vários momentos do dia foi lembrado Dom Alberto Etges que, no dia 15 de novembro de 1959, publicou sua 1ª Carta Pastoral ao povo da Diocese. Entre outras coisas, ele destacou uma afirmação do Papa Pio XII, em 1946, quando diz que “os leigos devem ter uma consciência sempre mais clara, não apenas de pertencerem à Igreja, mas de serem a Igreja. Eles são Igreja”. 
Ao longo destes 59 anos temos a comemorar muitos trabalhos realizados pelos leigos, a começar pelo que foi feito pelos grupos da Ação Católica e pela Frente Agrária Gaúcha (FAG) nos primórdios da Diocese, passando pelas várias pastorais, movimentos e iniciativas de organização do Conselho Diocesano de Leigos.
Na missa de encerramento da Assembleia, que também foi a missa de ação de graças pelo aniversário da Diocese, Dom Aloísio destacou que “na Assembleia se manifestou o Reino de Deus”, confirmando aquilo que diz o Evangelho (Lc 17,21): “o Reino de Deus está entre vós”. 
Como fruto da Assembleia foi marcado um Curso sobre Doutrina Social da Igreja e um fórum sobre a Campanha da Fraternidade de 2019. Também foram indicados representantes das comarcas para a coordenação ampliada do Conselho Diocesano de Leigos.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese