Artigos e Notícias voltar
Emocionante despedida de Dom Canísio na Catedral São João Batista

Créditos foto: PASCOM

No último domingo, 21 de fevereiro, na catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, teve lugar a Missa de despedida de Dom Canísio Klaus que no dia 13 de março assume a Diocese de Sinop, no Mato Grosso.
Abaixo você encontra uma síntese da mensagem deixada por Dom Canísio na missa de despedida.

"Quem uma vez abraça a missão da evangelização não fixa passo mas, a exemplo do papa Francisco, estamos sempre disponíveis para sermos evangelizadores e missionários. Esta é a razão do Lema que escolhi: "Enviado para evangelizar". E assim me sinto feliz. Desde o dia em que pela graça de Deus fui escolhido Bispo e por 18 anos, até agora, procuro viver, porque evangelizar é a missão da Igreja.
Mas Deus continua chamando. Assim como me chamou para assumir esta diocese de onde nasci, fui educado, formado, ordenado padre e Bispo e dos quais muitos dos padres foram meus colegas de formação tive a graça imensa de Deus de poder retornar para servir como Bispo desta Diocese.
Guardo na memória a acolhida carinhosa que recebi quando, a cinco anos e meio, entrei nesta Catedral para tomar posse. Lembro-me que um dos primeiros artigos que escrevi me perguntava: Como corresponder a este povo que tão bem me acolheu? Nestes cinco anos e meio procurei ser fiel e procurei corresponder à expectativa, e fui feliz. Não digo que fui plenamente feliz, porque ainda tinha muitos projetos que ainda sonhava em doar mais da minha vida por esta diocese. 
Se não realizei tudo foi porque o tempo me foi encurtado. Mas não estou contrariado, estou contente porque o tempo agora se abre para uma nova missão. Aqui vim com alegria, com otimismo e força, e entreguei-me pela diocese que recebi. Saio daqui realizado e agradecido tanto pelo clero, como pelas famílias, lideranças, comunidades e paróquias. 
Aprendi muito. Doze anos como Bispo em Diamantino foram suficientes para poder assumir minha Diocese de origem. E cinco anos aqui me fizeram aprimorar para assumir a nova missão em Sinop (MT). 
Vou com a mesma disposição para lá com a que aqui cheguei. Tenho certeza que serei bem acolhido.
Uma Igreja que se abre para dar esta aberta para receber. Vamos fazer esta experiência agora. Vamos, de mão aberta ficar rezando por aquele que virá. Que o Espírito de Deus possa conduzir para que possa olhar um novo pastor para esta Igreja Particular tão dinâmica, tão pujante, com tantas alegrias e tantos projetos e exigências. Que possa vir para somar com todas as forças vivas da Diocese. 
Sem resignação, sem contrariedade, sem mágoa, só alimento alegria e gratidão porque se aqui realizamos um trabalho que é reconhecido é graças ao trabalho e apoio de cada um. Desde aqueles mais próximos: os bispos do regional, a Dom Sinésio Bohn, os padres, lideranças, movimentos, religiosos e religiosas, e todos os que compõem esta diocese."

Dom Canísio, em nome de toda a Diocese de Santa Cruz do Sul nosso muito obrigado. Boa missão! 

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese