Artigos e Notícias voltar
Província faz experiência de colegialidade

Durante as manhãs dos dias 9 e 10 de março, bispos, coordenadores de pastoral e lideranças pastorais da Província Eclesiástica de Santa Maria participaram da primeira reunião da Província no ano de 2021. Integram a província as dioceses de Uruguaiana, Santo Ângelo, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Santa Crua do Sul e Santa Maria.

A coordenação da reunião esteve ao encargo da Diocese de Santa Cruz do Sul, na pessoa do Pe. Roque Hammes. Dom Aloísio Dilli, com o auxílio da Márcia Bartz, fez uma esplêndida apresentação da Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco. Pe. José Renato Back coordenou os momentos de oração. Pe. José Carlos Stoffel apresentou a programação da 6ª Semana Social Brasileira e da Escola Cristã de Educação Política (ECEP). Pe. Marcelo Carlesso relatou as atividades do Seminário Propedêutico, que iniciou suas atividades no dia 1º de março. Pe. José Carlos também falou sobre os preparativos da 44ª Romaria da Terra, que será na cidade de Ilópolis.
Um dos momentos mais esperados, e que mais expressa a colegialidade, foi a partilha das atividades pastorais de cada uma das seis Dioceses. Ficou evidente que, em meio à pandemia do coronavírus, a Igreja está se reinventando para seguir na missão evangelizadora, uma vez que “não podemos ficar parados”.  Sandra Zambon, na qualidade de secretária executiva do Regional Sul 3 da CNBB, agradeceu a acolhida do material da Quaresma e do Advento, por parte das Dioceses da Província. Se disse feliz e agradecida por ter tido a oportunidade de testemunhar a comunhão entre as dioceses da Província e o espírito de colegialidade presente entre todos os participantes.
A próxima reunião da Província está marcada para os dias 19 e 20 de outubro, na Diocese de Uruguaiana.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese