Artigos e Notícias voltar
Padres e Diáconos celebram unidade com o Bispo

Créditos foto: PASCOM

Na tarde da quarta-feira, dia 17 de abril, padres e diáconos se reuniram com o Bispo Dom Aloísio Dilli para celebrarem a unidade do sacerdócio na Diocese de Santa Cruz do Sul. A programação começou às 16 horas, no Centro Comunitário da Catedral São João Batista, onde Dom Aloísio fez uma bela apresentação sobre “Eucaristia e Sacerdócio no contexto teológico-litúrgico da Semana Santa”. Destacou que, ao nos reunirmos para a Missa do Crisma, mostramos a unidade que existe entre nós. “Estamos interligados na sucessão apostólica: Bispo, Padres e Diáconos”. Durante estes dias se visibiliza fortemente aquilo que São Paulo (Fl 2,6-8) chama de kénosis (esvaziamento, abaixamento, aniquilamento). Outros falam de Katábasis: Katá (de cima) – Basis (base, planta do pé) – De cima para a base, para o planta do pé. É o que se deu na encarnação, se visibilizou na cruz e se realiza na eucaristia.
Às 18h15m, na catedral São João Batista, aconteceu a missa com a benção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do óleo do santo crisma.  Na mesma celebração os padres retomaram o compromisso assumido no dia da ordenação sacerdotal, prometendo fidelidade à missão assumida. Após a missa, no salão de festas da catedral, aconteceu um jantar de confraternização.
Ao final todos voltaram para suas bases, cientes de que a celebração do Tríduo Pascal “é a celebração central do Ano Litúrgico”. “É impossível separar lava-pés, eucaristia, cruz e ressurreição”. Nas palavras de Dom Aloísio, “a Eucaristia é fundamental para o nosso ministério e nós não sobrevivemos sem a Eucaristia”.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese