Artigos e Notícias voltar
Lançamento do Ano Pastoral 2023


Nos dias 7 e 8 de março, a Diocese de Santa Cruz do Sul lançou oficialmente, o Ano Pastoral de 2023, na Casa de Retiros Loyola em Santa Cruz do Sul. Além do bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, participaram padres, diáconos, religiosas, religiosos, coordenadores das pastorais e movimentos e lideranças leigas das 51 paróquias. Totalizando aproximadamente 100 pessoas.

No primeiro dia, a programação iniciou às 8h30min. com celebração na Capela São Paulo Apóstolo, presidida pelo Pe. Roni Fengler e equipe. Na sequência, as atividades se concentraram no auditório da Casa. Dom Aloísio Dilli saudou a todos os participantes e fez uma pequena reflexão.

"Enquanto eu me preparava para este momento, me veio o pensamento de qual espírito nós deveríamos estar reunidos neste lançamento do Ano Pastoral. E o espírito só pode ser Eclesial, de Igreja, de Comunhão comum. Um espírito de Comunhão com Deus, a nível Universal, com nossa Igreja e com nossa comunidade a qual pertencemos, ao serviço pastoral. Este espírito de comunhão é fundamental", afirmou.

O coordenador de Pastoral, Pe. Rodrigo Hillesheim abordou assuntos relacionados as "Memórias e perspectivas 2023", citando pontos importantes da caminhada sugeridos pelo Plano de Pastoral para trabalhar as Comunidades Eclesiais Missionárias, Samaritanas e Sinodais. Ainda durante a manhã, Pe. Érico Hammes explanou sobre a Análise da Conjuntura.

A tarde foi marcada por momentos de comunhão. Em grupos o Clero, Religiosos e Leigos se reuniram para fortalecer o caminho de evangelização pelas Diretrizes do Projeto de Evangelização. Também foram realizados Projetos de Formação, comunicados e assuntos relacionados a 22ª Romaria da Santa Cruz e Ano Vocacional. O encerramento no primeiro dia foi com missa na Capela, às 18horas. 

No segundo dia, na quarta-feira, 8, a programação iniciou às 8h com Oração e após homenagem as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, na Capela São Paulo Apóstolo. Em seguida, os participantes seguiram para o auditório para uma formação sobre o tema " Experiências missionárias na Paróquia", com assessoria do Pe. Rafael Martins Fernandes da Arquidiocese de Porto Alegre, que é doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e professor na PUC/RS.

O padre ressaltou a importância de trabalhar fundamentalmente o lançamento do Plano em consonância com as diretrizes da ação evangelizadora no Brasil, com foco nas Comunidades Eclesiais Missionárias. E destacou que as comunidades eclesiais não uma novidade na Igreja.

"As pequenas comunidades eclesiais sempre existiram na história eclesiástica, eram pequenos grupos de famílias que se reuniam. Mas, a partir de 2019 amadureceu a importância de dar uma renovada prioridade para essas pequenas comunidades e dentro desse contexto, eu pretendo ajudar as lideranças a aprofundar o assunto a partir da ideia do que a Igreja diz, como também das necessidades do mundo de hoje para que as próprias lideranças da Diocese possam formular alguns objetivos que se concretizem no dia-a-dia das paróquias", esclareceu.

Divididos em grupos de trabalho, os participantes apontaram sugestões que poderão ser trabalhadas na diocese na sistemática do Plano (Diocese e Paróquia). O encerramento das atividades ocorreu às 16h30min., com Benção de Envio. 

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese