Artigos e Notícias voltar
Celebrações no dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Créditos foto: Pedro Ferreira

A semana será marcada pelas tradicionais celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes padroeira dos marinheiros e pescadores. Em algumas paróquias e comunidades da Diocese de Santa Cruz do Sul as homenagens tiveram início na quarta-feira, 1º, com tríduo. Em Rio Pardo, a programação tem início nesta quinta-feira, 2, às 18h com procissão motorizada com saída da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário até o Mirante da Praia dos Ingazeiros. Na sequência haverá missa ao ar livre, bênçãos e procissão fluvial.  No domingo 5, ás 9 horas haverá procissão iniciando no Mirante até a Matriz e após missa. Às 11h30 min. almoço.

Em Santa Cruz do Sul, os fiéis se reúnem nesta quinta-feira, 2, em frente a Comunidade Santa Maria Gorette, do bairro Várzea, para a sua tradicional procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. A concentração ocorre às 18h30 min., defronte ao salão da comunidade com cânticos e motivação dos fiéis para a procissão. Ás 18h50 min. tem início a caminhada em direção ao capitel existente na Capela na Praia dos Folgados, junto ao Rio Pardinho. No local, haverá benção das velas e da saúde aos participantes, pelo padre Antônio Puhl, finalizando a procissão.  

Em Lajeado, um tríduo será rezado nesta quarta, quinta e sexta-feira, sempre às 19h30, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Carneiros. No domingo, 5, às 8 horas será realizada uma procissão motorizada com saída de frente ao Jeep Clube passando pelos bairros e finalizando na igreja às 9h15 min.. No local, haverá missa e benção da saúde.

Em Arroio do Meio, às homenagens iniciaram na quarta-feira, dia 1º, com tríduo de orações na Igreja Nossa Senhora de Navegantes. No domingo,5, às 9 horas será realizada uma procissão a pé com saída da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes no bairro Navegantes, passando pelos bairros e seguindo em direção as margens do Rio Taquari.  De lá, segue a procissão fluvial apenas com a imagem da Santa, que após retorna para a Igreja, onde será realizada uma missa com benção da saúde. A data é comemorada há 111 anos pela comunidade do bairro Navegantes. As comemorações seguem com almoço e atrações musicais no Pavilhão da comunidade.

Em Venâncio Aires, a tradicional procissão fluvial com a imagem da santa pelo Rio Taquari ocorre pela manhã do domingo, 5. A recepção da imagem junto ao Porto da Santinha em Vila Mariante é as 9h30 min. De lá, os fiéis seguem em procissão a pé até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Mariante, onde será celebrada missa e benção da saúde. As festividades seguem no Pavilhão da comunidade com almoço e outras atrações.

 


 

 

 

 

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese