Artigos e Notícias -voltar-
SÃO FRANCISCO E A ECOLOGIA
Full Width Post Format

Palavra de Ânimo para as Catequistas – 62


SÃO FRANCISCO E A ECOLOGIA

 

Meu nome é Salete Wagner da paróquia de Vera Cruz e venho falar sobre o meio ambiente, nossa casa comum.

 

Deus criou o mundo perfeito e o entregou para nós dando-nos a tarefa de cuidar e preservar todo o tipo de vida.

 

O Papa Francisco alerta que somos responsáveis pela saúde e pela preservação deste lugar chamado casa comum.

 

Casa comum porque não somos donos com todos com direitos de exploração mas recebemos este chão que pisamos para tirar dele nosso alimento e nossa subsistência. Isto não significa que podemos fazer desse lugar um lugar de desrespeito.

 

O ar que respiramos já não está limpo pois o ser humano em nome do progresso é capaz de emitir toneladas de fuligens, gases tóxicos, fumaças que se transformam em chuva ácida.

Se falamos no nosso solo vemos ele muito doente pelo uso  indiscriminado de defensivos tóxicos, queimadas criminosas que provocam terras desérticas tornando-as improdutivas.

Lembramos de nossas águas... elas que tem a missão nobre de saciar a sede dos seres vivos, de oferecer alimentos e servir de meio de transporte e energia... olhamos em nosso redor e já não vemos mais águas cristalinas. Pelo desmatamento e pela falta da preservação da mata ciliar e das nascentes, a água está cada vez mais agredida. Em consequência temos inundações, enxurradas, doenças...

 

Por falta de saneamento básico como tratamento de água e cloacal vemos tanta miséria, doenças e desrespeito à vida.

 

São Francisco o padroeiro dos animais tinha uma preocupação com a harmonia do ambiente entre animais, plantas, ar, água e solo... em tudo ele agradecia a presença de Deus.

 

Depende de cada um fazer a sua parte a partir de pequenas ações como organizar os resíduos, diminuir o uso de sacolas plásticas, comprar somente os alimentos necessários e evitar o desperdício, organizar pequenas hortas domésticas inclusive em apartamentos, deixar os animais soltos na natureza e não prendê-los ou privar da liberdade dos seres vivos em geral.

 

Na Bíblia, no primeiro livro podemos perceber que Deus criou um mundo perfeito e para nós os seres humanos Ele nos chamou para a responsabilidade de harmonizar este mundo criado.


Façamos a nossa parte pois você é responsável pelos seus atos.

 

Salete Wagner

Vera Cruz|RS