Artigos e Notícias -voltar-
Preparar a Missão: Proposta para um Encontro de Catequese
Créditos foto: Arquivo Full Width Post Format
Objetivos
- Despertar o desejo de participar da celebração da eucaristia com a comunidade, de tal modo que os catequizandos possam dizer: tenho uma missão para seguir.

Preparação do ambiente
Mesa com toalha branca, água, cartaz com o tema do encontro, flores, pão e vinho (suco de uva), partícula não consagrada, bíblia, vela, crucifixo.

Acolhida e oração inicial
- Acolher a todos com carinho;
-Criar um clima de oração, mensagem.
-Fazer o sinal da cruz com água, que lembra o nosso batismo. 
-Acender a vela enquanto se canta: Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz.

Motivação
Os cristãos não vão à missa para cumprir um dever semanal e depois esquecer-se, não! Os cristãos vão à missa para participar na Paixão e Ressurreição do Senhor. Saímos da igreja para ir em paz, levar a bênção de Deus às atividades diárias, aos nossos lares, a escola, ao trabalho. Cada vez que saio da missa, devo sair melhor que quando entrei, com mais vida com mais força.
Canto: Teu povo aqui reunido.

Olhar a vida
Após inúmeras tentativas, um missionário foi acolhido pela tribo indígena. Seu objetivo era catequizá-la. Contou aos índios que um dia Deus enviara seu Filho ao mundo. Esse Filho chamado Jesus, nasceu numa estrebaria, viveu como pobre e anunciou a todos a Boa Nova: Deus é pai, Deus é amor. Ele não quer condenar, mas salvar. Um dia, os grandes e poderosos prenderam Jesus e o condenaram a morrer na cruz. No entanto, três dias depois, Jesus ergueu-se do sepulcro e voltou à vida. Ele venceu todas as barreiras e iniciou um Reino eterno, Reino de graça, justiça e paz. Mesmo tendo subido aos céus, Ele continua presente na sua Igreja. Todos os índios escutaram comovidos a história do missionário. Mas, ao final, o cacique quis saber: Onde e quando aconteceu este fato . O missionário explicou que isto aconteceu já faz dois mil anos, em um pequeno país, a Palestina. O rosto do cacique tornou-se rígido e questionou: Por que vocês nos esconderam isto. Aconteceu há dois mil anos e vocês não nos disseram. Será que vocês acreditam mesmo nesta história.
- Quando participamos da missa, temos consciência de que precisamos testemunhar na vida o que celebramos?
- A participação na missa nos ajuda a tornarmos Jesus mais conhecido? 

Ouvir a palavra
É Jesus que nos fala através da Bíblia. Com muito respeito e atenção deixemos que a palavra de Jesus penetre em nosso coração!

Canto de Aclamação
Evangelho: Lucas 10, 1-12
Momento de silêncio; Repetir a leitura do evangelho.
- O que a palavra nos diz?
- O que o Senhor lhes dizia?
- Consigo fazer com que as pessoas vejam Jesus em minhas atitudes?
- Qual a palavra ou frase chamou mais a sua atenção? Por quê?
Jesus envia seus discípulos antes dele às cidades pelas quais ele deveria passar depois. Era uma preparação para a visita do mestre. Apesar de ser Deus, ter poderes infinitos, ele diz que a messe é grande e os operários são poucos, por isso prefere contar com a ajuda de seus amigos. Pede que seus amigos e amigas o apoiem em seu projeto para que tudo faça mais sentido. Fazer  o que Jesus fez é ser missionário. Com a frase latina: Ite missa est. Ide, a missa terminou, agora começa a missão de quem é enviado. É uma ordem que impede o cristão ao empenho do anúncio do evangelho e à animação cristã da sociedade.
Se nos ritos iniciais fomos convocados para estar com o Senhor, nos ritos finais somos enviados em missão para sermos, na sociedade e no mundo, sacramento de unidade e de salvação, mensageiros de paz, de justiça, de solidariedade, de felicidade, de alegria pascal e de transformação. Graças à Eucaristia, o povo de Deus, reunido em assembleia, sente força e coragem para continuar a missão de Jesus no dia a dia e da história de cada um e de todos, para sermos sinais e portadores do Cristo ressuscitado na transformação do mundo e da sociedade em que vivemos.
Sê homem de Deus, que anuncia Deus: este mandato toca-nos de perto. Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque é fruto do amor de Deus (PAPA FRANCISCO).

ATIVIDADE
- Convite diferente:  Pensar numa proposta de missão: Como podemos levar a paz e a palavra de Cristo as pessoas?

ORAÇÃO FINAL E ABRAÇO DA PAZ

Autor: Gláucia Canepple