Artigos e Notícias -voltar-
A eucaristia na vida diária
Créditos foto: Creative Commons Full Width Post Format
OBJETIVOS
  • Vivenciar a comunhão na vida diária d cristão
  • Valorizar a cada dia a comunhão fraterna.

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Sobre uma mesa com toalha, flores, bíblia, jarra com água, vela, livros, alimentos diversos.

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL
Acolher a todos com um abraço.
Música suave/ambiental ou orquestrada para criar um clima de oração.
Convidar alguns catequizandos para trazer motivos de oração. 
Convidar catequizandos para algumas preces pedindo paz, serenidade, justiça, oportunidades de trabalho para as famílias.
Encerrar com canto apropriado.

MOTIVAÇÃO
Uma família cujas condições de vida era normais  como muitas na cidade. Certo dia Alice que era a caçula não quis almoçar à mesa com a família. A mãe perguntou por que não queria almoçar. Ela disse para a mãe que queria trazer  sua amiguinha Joana uma menina de rua que estava com fome. A mãe questionou o porquê. A pequena Alice disse se eu tenho um pão e ela não tem nenhum então se eu der um pouco daquilo que eu tenho, nós duas teremos meio pão.
DEIXAR FALAR/PROVOCAR conversa no grupo sobre esta situação ou demais situações que acontecem no bairro.

QUESTÕES PARA REFLEXÕES
Que atitudes acontecem na cena? O que a família tinha para almoçar? Que atitude teve a mão? A Alice? O que você faria? Que preocupações acontecem na cena? O que nossa sociedade e Governos fazem para colocar as politicas públicas em ação? Que atitudes ou ações nós assumimos no lugar onde moramos?
Estamos entrando na estação mais fria do RS. Acontecem campanhas de agasalho e alimentos não perecíveis em seu município? Lembre-se que doação não é descarte. Devemos doar roupas e calçados em bom estado de conservação, jamais rasgadas ou sujas. Roupa antiga se estiver em bom estado pode ser muito útil para as pessoas mais necessitadas.

OUVIR A PALAVRA Lc,10-17 
Textos similares Mt 14,13-21;Mc 6,31-44 e Jo 6,5-15Vamos silenciar e preparar para a leitura orante da Palavra de Deus.
Todos procuram em sua bíblia, ler em silêncio. Um do grupo vai até o ambão para proclamar a Palavra. Outro participante lê novamente o texto. Em seguida destacar palavras chave do texto em sequencia,  o que o texto fala, o que o texto fala pra mim, o que Jesus nos ensina a partir do texto.
Quando Jesus percebeu que o povo seguia por onde Ele passava ele percebeu que o povo estava com fome e fome de Deus. Não foram apenas os dois peixes e cinco pães que saciaram a fome da multidão. Jesus conseguiu atingir o coração daquele povo, tocou a consciência do egoísmo e fez colocar em comum todo o alimento de eles levavam, cada um o seu. Mas a partir deste momento o povo entendeu que viver em comunidade e repartir ou colocar o pouco que se tem em comum, aí é que começamos a ser cristãos de verdade, de ação e coração. Não é só o alimento do corpo mas muito mais a solidariedade que cada um de nós pode colocar em prática. Viver a comunhão no dia a dia é ajudar nas pequenas coisas, é doar com alegria, é participar de sua comunidade, é ajudar na liturgia dominical e nos gestos de ajuda mútua. É um carinho e uma visita para pessoas idosas, doentes e famílias carentes.

ATIVIDADES
  • Participar na campanha do agasalho e alimentos não perecíveis.
  • Visitar as famílias carentes e pessoas necessitadas.
  • Participar na liturgia dominical como leitor e cantos litúrgicos conforme a liturgia.
  • Convidar pessoas para participar da vida da comunidade e viver a comunhão diária  na leitura da Palavra e nas ações concretas.

ORAÇÃO FINAL E ENCERRAMENTO
Fundo musical
Momento de silêncio onde cada integrante tem a possibilidade de agradecer a Deus  os ensinamentos vividos e partilhados.
Muito obrigado Jesus pelos ensinamentos aqui vividos: amor, partilha e presença nas ações que fizemos de coração aberto em favor dos mais necessitados, tratando a todos com amor e bondade. Obrigado  por ensinar a ser mais humanos e menos egoístas, partilhar mais e viver a lição de amor que Jesus nos ensinou neste encontro. Prometemos participar a cada dia mais na vida da comunidade e viver a comunhão em cada gesto junto ao nosso grupo, na família e na comunidade.Pode-se encerrar com um canto.
Autor: Salete Wagner