Artigos e Notícias -voltar-
Mutirão Vocacional: O que é e para que serve
Créditos foto: Pe. Marcelo Carlesso Full Width Post Format
“É aceitável que algum paroquiano nosso não pertença a alguma associação paroquial, mas não é admissível que, de uma forma ou de outra, não pertença à Obra das Vocações” (Dom Alberto Etges, 1960).
Já faz um bom tempo que a Diocese de Santa Cruz do Sul criou o chamado Mutirão Vocacional. Ele se tornou um dos meios bem concretos para que todos possam colaborar com nossos Seminários e fazer com que eles continuem sendo lugares propícios para a formação dos futuros padres.
A Diocese possui três Seminários: Sagrado Coração de Jesus, em Arroio do Meio; São João Batista, em Santa Cruz do Sul; e Dom Alberto, em Viamão. Além de manter a estrutura física de nossos seminários, que são grandes e necessitam de constantes reparos, o Mutirão Vocacional é aplicado diretamente na formação humana e cristã dos seminaristas. Se quisermos padres sempre bem preparados é necessário também investirmos neles. E mesmo se não chegarem ao sacerdócio se tornarão cristãos diferenciados e farão grande diferença como lideranças em nossas comunidades e na sociedade. 
Todas as paróquias da Diocese possuem carnês do Mutirão Vocacional para você contribuir com os Seminários. Veja em sua comunidade e converse com o Padre da sua Paróquia. Lembrando que outras doações espontâneas em dinheiro ou outros bens sempre podem ser feitas por intermédio das Paróquias, ou diretamente nos Seminários.
Além de você colaborar com as vocações através do Mutirão Vocacional você pode concorrer também a brindes sorteados em quatro ocasiões ao longo do ano. Além disso, o Mutirão Vocacional oferece a sua família gratuitamente o Calendário Vocacional como retribuição a sua generosidade. 
Por isso é muito importante que o Mutirão Vocacional seja conhecido e abraçado com entusiasmo e alegria por cada família.

EXISTEM OUTRAS FORMAS DE COLABORAR COM OS SEMINÁRIOS? 
Oração: A forma mais preciosa de ajudares o Seminário e os Seminaristas é através da sua oração. Jesus disse: "Os operários são poucos. Pedi ao dono da messe que envie mais operários para a colheita" (Lucas 10,2). Nossa união na oração e nossos joelhos dobrados em favor da causa vocacional confirmarão que o Senhor não deixa de chamar. Por vezes nós que nos cansamos de pedir. 
Gêneros alimentícios: Outra maneira de colaborar com a causa vocacional é com gêneros alimentícios e produtos para a casa... Sabemos o que é necessário para o dia a dia de uma casa... produtos de limpeza, higiene, alimentos. Você pode ajudar a organizar em sua comunidade e na sua paróquia coletas especiais e enviá-las para os Seminários.

EM QUE É UTILIZADA A SUA CONTRIBUIÇÃO?
Sua valiosa contribuição é usada unicamente para a manutenção dos Seminários e formação dos Seminaristas e todas as pessoas envolvidas na formação. Além dos reparos constantes temos as contas de água, luz, telefone e comunicação, despesas com automóveis, alimentação, limpeza e conservação da casa e jardins, impostos e taxas públicas, lavanderia, estudo dos seminaristas, cursos, retiros, salários de funcionários e padres formadores, etc.... Tudo muito parecido com as despesas da sua casa.
Em cada gesto e doação a Causa Vocacional é fortalecida e mantida. Suas orações, suas doações e o seu Mutirão Vocacional lhe colocam como que dentro dos Seminários e da formação dos futuros padres. Nossa maneira de retribuir é rezando diariamente, e especialmente nas quintas-feiras, nas intenções de nossos benfeitores espirituais e materiais.