Artigos e Notícias -voltar-
“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos! ” (Sl 25,4)
Full Width Post Format
O apelo vocacional do Sl. 25, 4: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos! ” é o lema do IV Congresso Vocacional do Brasil, que se realizará nos dias 5 a 8 de setembro de 2019, em Aparecida/SP. O Congresso nos convida a pensar sobre nossa vocação como dom e fundamento do amor gratuito de Deus por nós. O lema é um exercício de busca que todos os vocacionados devem fazer em seu caminho de discernimento vocacional, bem como, uma súplica ao Senhor da Messe a fim de nos auxiliar a encontrar o caminho e o rumo de nossa vocação. Os vocacionados de Jesus são convidados a percorrer o caminho da vida e a integrar sua vocação em uma “Igreja em saída”. A comunidade torna-se a casa e o espaço de crescimento e amadurecimento na fé, no testemunho de adesão à pessoa de Jesus. 
O lema do IV Congresso nos recorda a fidelidade de Deus que jamais abandona os vocacionados que se colocam a caminho. É pelo encontro pessoal e comunitário com Jesus, que podemos ser discípulos e missionários, com fidelidade e audácia na missão. 
O Papa Francisco tem nos chamado a viver e testemunhar a alegria do Evangelho de hoje, em uma “Igreja em saída” e o texto base em preparação ao IV Congresso, nos apresenta elementos importantes que servem como pontos de referência para a animação vocacional. Em primeiro lugar, a importância da escuta como tempo privilegiado para o discernimento vocacional; aproximar-se da realidade dos vocacionados a partir de uma animação vocacional “em saída”; experiência concreta de fé como provocação para sair ao encontro dos jovens; catequistas e lideranças pastorais empenhados para uma catequese de cunho vocacional a qual faça transbordar a alegria e a coragem incansável das testemunhas do Reino; construir um novo paradigma vocacional com uma exigência atual e um itinerário contínuo que contemple todas as categorias da vida, desde o nascimento até o fim último e passagem para a eternidade; igrejas, seminários e casas de formação sejam espaços privilegiados para acolher os jovens e vocacionados; trabalhar uma metodologia de projetos que leve em conta a pedagogia da escuta, da interatividade, de um itinerário mistagógico e da Leitura Orante da Palavra de Deus; construção de um itinerário para Iniciação à Vida Cristã Vocacional; espaço familiar como berço da vida e ninho das vocações para a Igreja e, por fim, a construção do Projeto Pessoal de Vida  (PPV) como um convite a todos os jovens, a partir de sua realidade, caminhar em direção ao projeto de Deus com sua vida e missão. 
Neste espírito do IV Congresso Vocacional do Brasil, todos nós, vocacionados, somos chamados a pensar sobre nossa vocação e aprender o estilo de Jesus, que passou pelos lugares da vida diária, sem pressa, olhando a todas as pessoas com misericórdia, conduzindo-as a uma vida mais digna e justa. “Mostrai-me, Ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada. Por que sois o Deus amigo, por que sois o Deus irmão, vós que sempre estais comigo, amo a minha vocação... É hora de uma grande decisão! ” (Letra do Hino Vocacional). 

Autor: Ir. Luciana Pitol, Missionária Scalabriniana