Artigos e Notícias -voltar-
Ezequiel Ezidro Perin prepara-se para a ordenação diaconal
Créditos foto: Divulgação Full Width Post Format
Com alegria teremos em abril a ordenação diaconal do seminarista Ezequiel Ezidro Perin. Nesta entrevista ele nos conta sobre si e sua vocação e nos faz um convite especial.

Ezequiel, fale sobre você!
Eu me chamo Ezequiel Ezidro Perin e sou seminarista da Diocese de Santa Cruz do Sul. Tenho 26 anos. Sou filho de Ezidro Perin e Ilse Demarchi Perin. Tenho duas irmãs: Lidiane e Lucinéia. Nasci no interior do município de Canudos do Vale, na comunidade Santa Gema de Nova Berlim, e pertenço à Paróquia São José, de Sério. 
Senti o chamado de Deus para ser Padre ainda quando era criança, talvez pela forma religiosa de minha família. Uma família simples, porém, com muito amor e solícita à vontade de Deus. Rezávamos o terço com muita frequência e esta é a oração predileta de minha família. Quando criança gostava de brincar de ser Padre. O tempo foi passando e eu me aproximava cada vez mais dos trabalhos pastorais de minha comunidade. Em certo momento notei em mim um desejo mais forte que qualquer coisa. Nunca tinha sentido algo parecido. Foi aí que percebi: Deus me chamava para uma vocação especial, o sacerdócio. Meus pais, no início, pensaram que era algo passageiro. Mesmo eles sofrendo com minha decisão, nunca deixaram de me apoiar. 
Assim, em fevereiro de 2011 eu ingressei no Seminário Propedêutico São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Em 2012 ingressei no Seminário Maior Dom Alberto em Viamão, onde iniciei meus estudos de filosofia na PUCRS, concluidos em dezembro de 2014. No ano seguinte, 2015, iniciei o curso de teologia da mesma universidade, o qual conclui no ano de 2018. Durante meu período de Seminário realizei diversas atividades pastorais, em diferentes Paróquias: Paróquia Santos Mártires das Missões, Linha Santa Cruz; Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Viamão; Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Candelária; Pastoral Diocesana dos Coroinhas; e agora estou auxiliando na Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Lajeado.
Na minha trajetória muitas foram as pessoas que marcaram de alguma forma minha escolha vocacional. Gostaria de destacar, a presença do Frei Waldemar Bianchini. Frei Waldemar foi quem me batizou no dia 23 de agosto de 1992, na comunidade Santo Antônio de Rui Barbosa, Canudos do Vale, comunidade que tenho um carinho especial. Frei Waldemar é para mim um grande modelo de Sacerdote. O que me encantava em sua pessoa era a simplicidade e, ao mesmo tempo, a autoridade de suas palavras. Infelizmente Frei Waldemar já não está junto de nós, mas conto sempre com sua intercessão. 
Minha comunidade também foi importante para meu discernimento vocacional. Nela cresci na fé, ajudando em todos os sentidos. Também fui convidado para ser catequista nesta comunidade pelo Padre Carlos Muller, que incentivava as lideranças jovens nas comunidades. Quando comecei a participar dos encontros de formação, para catequistas, encontrei um casal cujo testemunho de vida me inspirava: o Diácono Antônio Lazzari e sua esposa Ermida Bianchini Lazzari. Também neste tempo conheci a Irmã Erica Schoffen, das Irmãs Franciscanas de Penitência e Caridade Cristã, que trabalhava na minha Paróquia. Na época, ela se comprometeu em rezar pela minha vocação, pois eu não tinha ainda um discernimento claro do que eu queria exatamente para minha vida. Tenho a certeza que a oração da Irmã Erica foi de suma importância. Nestas pessoas que cito quero lembrar todas aquelas que ocultamente rezaram, apoiaram e que contribuíram de alguma forma em minha caminhada vocacional. 
O que o motiva a dizer sim a vocação? Como pretendes concretizar no dia a dia a vocação assumida.
Dizer sim a Deus é sempre muito desafiador, mas em Deus o sim dado é plenificado por Sua graça. Deus quando chama alguém para ser padre não chama apenas esta pessoa, mas chama uma família, uma comunidade, uma paróquia, uma Diocese a reder graças pelo dom do presbiterado. O meu sim à vocação está marcado pelo amor e responsabilidade que busco viver em minha vida. A vivencia presbiteral se dá na vocação assumida com temor diante de Deus e dos homens.
O lema escolhido por mim, do profeta Ezequiel: “Eu vos darei um novo coração” (Ez. 36,26), me inspira a viver no dia a dia a construção da nova humanidade em Cristo. A construção de uma nova humanidade começa em mim, como diácono, no serviço da caridade e na proclamação da Palavra. Penso que a renovação do coração é a renovação do homem por inteiro. Pensando assim assumo esta vocação. 
Convite e mensagem final aos jovens e também aos que quiserem participar da ordenação.
Agora tenho um convite especial para você jovem: Que tal fazer uma experiência vocacional?! Nós estamos dispostos a estar contigo neste caminho. Jovem, escute a voz do Senhor da Messe, e seja generoso com tua resposta. Deus e nós contamos contigo!
É com grande alegria que convido a você e a sua família para participar da Celebração Eucarística, na qual eu Ezequiel Ezidro Perin receberei, pela Imposição das Mãos e Prece de Ordenação de Dom Aloísio Alberto Dilli, o primeiro grau do Sacramento da Ordem, o Diaconato.
A Ordenação será no dia 28 de abril de 2019, às 19hs, na Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola de Lajeado.
Venha celebrar conosco!
Autor: Ezequiel Ezidro Perin