Artigos e Notícias -voltar-
Diocese abraça o projeto “Cada comunidade uma nova vocação”
Créditos foto: Divulgação Full Width Post Format
A ação evangelizadora “Cada comunidade uma nova vocação” é um projeto que foi assumido pelos Regionais da CNBB dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a finalidade de criar uma cultura vocacional nas comunidades. Esta Ação Evangelizadora está alinhada com o Sínodo que acontecerá em outubro de 2018 com o seguinte tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Está em sintonia também com a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em janeiro de 2019 no Panamá e tem como tema “Maria e a vocação”. E, por fim, terá um tempo forte durante o Ano Nacional Vocacional em 2023, culminando com o Congresso Nacional Vocacional.
Comprometida com a caminhada da Igreja a proposta foi abraçada também pela Diocese de Santa Cruz do Sul, pois se tem consciência de que as vocações são divinas. É Deus quem primeiramente dirige o chamado a cada um de nós. Por isso, a vocação nasce do Pai, através de um encontro pessoal com Jesus Cristo e é acolhida no coração dócil ao Espírito Santo. Em nós esta Ação Evangelizadora recorda que todo povo de Deus é animador vocacional. As vocações eclesiais são manifestações das insondáveis riquezas de Cristo por isso, devem ser tidas com grande consideração e cultivadas da melhor maneira para que possam desabrochar na comunidade e desenvolver-se plenamente tendo a pessoa de Jesus como modelo de quem não veio para ser servido, mas para servir (cf. Mc 10,45).
Dom Aloísio Alberto Dilli, nosso bispo, se dirigia à Equipe Vocacional na primeira reunião de planejamento do ano, se alegrando com cada um que estava ali para assumir o Serviço de Animação Vocacional (SAV) em conjunto. Assim se expressava, citando o documento de Aparecida, que nos interpela a estar atentos à família para que nela se valorize a dimensão vocacional. Dizia dom Aloísio que a família deve demostrar alegria quando um filho fala do aspecto da vocação. Que também na comunidade de fé a pessoa encontre acolhida, apoio no seu despertar vocacional. Que as pessoas que assumiram sua vocação possam vivê-la com entusiasmo, alegria e fidelidade e, assim, atrair pelo testemunho de quem é feliz e realizado em sua escolha.
Todos devemos estar comprometidos em suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações: esse é o objetivo do Projeto “Em cada comunidade uma nova Vocação”.
Esta ação tem vários objetivos específicos:
Rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial;
Desafiar as comunidades a despertar um de seus membros para uma vocação de consagração;
Dar sustentação espiritual e apoio aos que responderam ao chamado de Deus;
Publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais;
Viver a experiência da unidade eclesial na promoção vocacional.
 
Este projeto tem como base três palavras-chave, três atitudes: rezar, falar e convidar.
Rezar: rezar com carinho por todas as vocações, em especial pelas consagradas e ordenadas. “Jesus nos diz que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso” nos alerta o Papa Francisco.  Em nossas comunidades, os Ministros Extraordinários da Comunhão serão os guardiões dessa ação. É importante recordar às pessoas a intenção da oração que é pelas vocações.
Falar: somos desafiados a Evangelizar pelas Redes Sociais. Publicar por meio de vídeos os belos testemunhos de pessoas que seguem Jesus nas comunidades de nossa diocese, no sim generoso dado a Deus em tantas vidas que se doam nas vocações consagradas, ordenadas e laicais.
Todos nós podemos ser divulgadores deste projeto colocando nas redes sociais testemunhos da alegria de ser cristão e de abraçar a vocação.
Convidar: os jovens. É fundamental e necessário ajuda-los no discernimento vocacional, convidando-os ao encontro pessoal com Deus, que chama consagra e envia. O papa Francisco nos lembra  que: “Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”. Precisamos convidar diretamente os jovens a participar de encontros vocacionais, nos kairós, fazer experiências nas fraternidades, comunidades religiosas e outros para que eles ouçam a proposta de Jesus “E tu, vem e segue-me”. Que dessa maneira possamos tocar a vida e o coração dos adolescentes e da juventude, além de nos comprometer todos na mesma causa.
Autor: Irmã Adriane Bertoncelli - Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida