Artigos e Notícias -voltar-
Bicentenário de Bárbara Maix
Créditos foto: Divulgação Full Width Post Format
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria viveu um momento histórico. Há 200 anos, no dia 27de junho de 1818, uma menina nascia no ventre da família Maix, no coração de Viena - Áustria. Para comemorar essa data festiva entre junho de 2017 e junho de 2018, Irmãs, leigos/as e amigos/as foram convidados a vivenciar, festejar e celebrar o Ano Bicentenário do nascimento de Bárbara Maix, fundadora de nossa Congregação.
Bárbara viveu a infância no aconchego familiar, nutrida pela fortaleza e esperança dos seus pais, que enfrentaram angústia, pobreza, doenças e a morte de diversos filhos. Neste ambiente, desde pequena, ela fez a experiência da solidariedade com os pobres. Aos 15 anos, órfã de pai e mãe, teve que lutar pela sobrevivência, dedicando seus primeiros anos à arte de modista. Com esta profissão ela pode ajudar muitas meninas pobres em Viena, sua terra natal. Na profunda intimidade com Deus, Bárbara sentia em seu coração o pedido de Jesus: “Funda a Congregação de minha Mãe”. Com ela nasceu um Projeto de Vida e Esperança, como resposta ao sonho de realizar sempre, e em tudo, a vontade de Deus.
Alargou seu coração, olhou para além do Rio Danúbio e sobre as águas do Atlântico chegou ao Brasil, fundando a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria no dia 08/05/1849 no Rio de Janeiro! Fez do Brasil o seu chão, sua realidade e da nossa bandeira o seu manto.
Poder celebrar o Bicentenário do nascimento de alguém que teve grande atuação no mundo é, sem dúvida, motivo de alegria. E é, também, uma oportunidade para relembrarmos o sentido da nossa existência e missão, como Irmãs da Congregação. É tempo de olhar para trás, buscar inspiração em nossas raízes para, a partir delas, projetar o futuro.
O Bicentenário foi um tempo especial, uma ocasião única que vivemos para contemplar o passado com gratidão, o presente com confiança e sonhar o futuro da missão, com a força do Evangelho. Foi uma oportunidade de renovação: espiritual, pessoal, comunitária e congregacional; ocasião para tornar mais vivo o carisma. Como marca do Bicentenário foram desenvolvidas algumas atividades:
- Peregrinação “pelos caminhos de Bárbara” no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro;
- Mobilização das Comunidades e Espaços de Missão para promover, ao longo do ano, no mínimo 200 ações em comemoração aos 200 anos do Nascimento de Bárbara Maix. As mesmas estão publicadas no site da Congregação: www.icm-sec.org.br;
- Culminou com a celebração dos 200 anos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte/SP, no dia 23 de junho de 2018;
Sua vida terena foi breve. Mas seu legado continua através dos tempos e a semente que por Bárbara foi lançada continua germinando e dando frutos nos diversos espaços de missão onde as Irmãs e leigos/as estão presentes. Uno meu coração ao teu, para dizer-te: Parabéns! 55 anos para Deus, 145 com Deus!
Autor: Ir. Teolide Tereza Secretti - Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria