Artigos e Notícias -voltar-
Papa lança Pacto Educacional
Créditos foto: Vaticano News Full Width Post Format
Para marcar o 5º aniversário da Encíclica Laudato SI, o Papa Francisco anunciou a realização de um evento mundial focado na educação.  A proposta é a de realizar, no dia 14 de maio de 2020, na Sala Paulo VI em Roma, um grande encontro mundial com o tema “Reconstruir o pacto educacional global”.  No dizer do Papa, precisamos “falar sobre a maneira de como estamos construindo o futuro do planeta, investindo os talentos na criação de uma solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora”.  Será “uma reunião para reavivar o compromisso com as gerações mais jovens, renovando a paixão por uma educação aberta e inclusiva, capaz de escutar com paciência e dialogar de forma construtiva”. 
Em base a um provérbio africano que diz que “é necessária uma vila inteira para educar uma criança”, o Papa sugere a necessidade de “construir uma aldeia para a educação, onde, na diversidade, compartilhamos o compromisso de gerar uma rede de relações humanas abertas”. Para isso, precisamos superar as discriminações e fortalecer a fraternidade. Buscar as convergências entre “estudo e vida”, entre gerações, entre “professores, alunos, famílias e sociedade civil”.  Precisamos fazer “uma aliança entre os habitantes da terra e a casa comum, a qual devemos cuidar e respeitar. Uma aliança que gera paz, justiça e aceitação entre todos os povos da família humana, bem como diálogo entre religiões”. Para construir a aldeia da educação, precisamos ter coragem para, em primeiro lugar, colocar a pessoa no centro; segundo: investir a longo prazo o melhor que temos na educação; terceiro: formar pessoas dispostas a servir, trabalhando ao lado dos mais necessitados.
Em preparação ao encontro mundial, o Papa convida as instituições a realizarem seminários com diferentes grupos, e que cada um seja protagonista, “assumindo um compromisso pessoal e comunitário de cultivar o sonho de um humanismo solidário”.
Autor: Pe. Roque Hammes