No dia 02 de julho, no Secretariado Diocesano de Pastoral, se reuniram representantes da Pastoral Carcerária que estão atuando em Arroio do Meio, Lajeado, Venâncio Aires, Candelária, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul para encaminhar a Assembleia Estadual e fortalecer o trabalho na Diocese. Num primeiro momento foi escolhido o assessor eclesiástico, uma vez que o Diácono Roque Schroeder, que havia sido indicado em 2018, declinou do convite. Pe. José Carlos Stoffel, vigário paroquial de Candelária e com experiência na Pastoral Carcerária em Santa Cruz do Sul e São Leopoldo, aceitou o desafio e, desde agora assume a função de Assessor Eclesiástico. Muito próximo a ele estará o coordenador da Pastoral da Carcerária, professor Adalberto Koch, de Lajeado.
Em vista da Assembleia Estadual que acontecerá nos dias 4 a 6 de outubro, cada equipe deverá fazer uma atividade com familiares de presos, no sentido de escutar suas expectativas, captar seus sofrimentos e apresentar a Pastoral Carcerária a eles. Esta atividade deverá ser feita até o dia 15 de setembro.
Ao olhar para frente, a equipe agendou a ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação) para os dias 27 a 29 de março e 29 a 31 de maio, no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio. Conversou-se também sobre a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), sendo que o tema ficou para ser aprofundado numa próxima reunião. Em relação ao projeto de Redução da Maioridade Penal, reafirmou-se que a Pastoral Carcerária é contra este projeto.
Autor: Pe. Roque Hammes