Artigos e Notícias -voltar-
3º Domingo da Páscoa "Ano C"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
 “Lançai a rede à direita da barca e achareis”
Evangelho: Jo 21, 1-19: Pedro e seus companheiros decidem pescar. A pesca é figura da Igreja na necessária tarefa de evangelizar. Eram sete, representando os discípulos de todos os tempos. A liderança é de Pedro, conferida pelo próprio Cristo. Pescaram a noite toda, mas não tiveram êxito; cansaram-se em vão. Ao raiar do novo dia, encontraram-se com Jesus e, depois de lhe obedecerem, a pesca foi abundante. Sem Cristo, decepção, cansaço, redes e corações vazios. Com Cristo, alegria, realização e surpreendente êxito. 
Na primeira leitura (At 5,27-32.40b-41), Pedro responde ao sumo-sacerdote que é preciso obedecer antes a Deus que aos homens. Depois de uma noite inteira sem nada pescar, a lógica humana manda desistir. Jesus, porém, manda lançar as redes. Pedro e seus colaboradores obedecem, e não se arrependem: o resultado positivo veio porque reconheceram o Ressuscitado e se deixaram guiar por sua Palavra. 
A barca de Pedro é figura da Igreja, e os 153 grandes peixes uma alusão à missão universal da Igreja: “Ide e anunciai o Evangelho a todos os povos”. Unidos e fiéis a Cristo, a rede não se rompe e, alimentados na sua mesa, a missão tem pleno cumprimento. 
Na última parte, Pedro recebe a missão de conduzir o rebanho do Senhor. Para isso deve estar disposto a dar a vida, como o Mestre, o que somente é possível com muito amor!

Autor: Pe. Roni O. Fengler