Artigos e Notícias -voltar-
25º Domingo do Tempo Comum "B"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Quem quiser ser o primeiro, que seja o último” 
1ª leitura: Sb 2,12.17-20 – A sabedoria de Deus conduz à vida plena, mas ela é muitas vezes imcompreendida e rejeitada pelo mundo. Os servos de Deus, os que anunciam sua palavra, podem sofrer humilhações e perseguições, mas nada os fará desistir, pois “é o Senhor quem sustenta sua vida” (Salmo 53).
2ª leitura: Tg 3,16-4,3 – “De onde vem as brigas entre vós? Não vem, justamente, das paixões que estão emconflito dentro de vós? Cobiçais, mas não conseguis ter... Cultivais inveja, mas não conseguis êxito”. Por fim, São Tiago pede que não esbanjemos nossos pedidos a Deus com nossos desejos e prazeres. Convém refletir muito bem sobre isso.
Evangelho: Mc 9,30-37 – Em seu caminho a Jerusalém, Jesus anuncia pela segunda vez que lá irá ser condenado, morrer e ressuscitar. Ao longo do caminho Jesus vai catequizando os discípulos. Revela-lhes que o Reino de Deus não passa pelo poder e dominação, mas pela humildade e doação da vida. Em sua pedagogia, Jesus quer formar discípulos livres, decididos e conscientes do que os espera. Por isso ele “joga limpo”. Será que os discípulos compreendem isso? Se na primeira vez (domingo passado) Pedro mereceu dura repreenda por querer dissuadi-lo deste caminho, pelo menos desta vez eles ficam calados, pensativos, o que parece ser uma evolução. Contudo, ainda precisam aprender que a glória de Deus é diferente da glória humana. Sabendo que durante o caminho haviam discutido quem deles seria o maior, Jesus coloca uma criança em seu meio e ensina que o maior para Deus é o mais humilde, o que mais serve, sem pretensões de poder e honrarias humanas. Antecipa-lhes que o caminho da cruz não será de fracasso e derrota, mas de vitória. Vitória sobre o pecado e a morte, pois culmina na ressurreição. “Quem quiser ser o primeiro, seja o último”. Jesus dá o exemplo: se faz o último.

Autor: Pe. Roni O. Fengler