Artigos e Notícias -voltar-
12º Domingo do Tempo Comum "B"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Jesus ordenou... e o vento cessou”
1ª leitura: Jó 38,1.8-11: Deus fala a Jó do meio da tempestade (que se abateu repentinamente sobre este) para lembrá-lo de que Ele, Deus, tem a história em suas mãos. Na sua pequenez e finitude, o ser humano nem sempre é capaz de compreender os caminhos de Deus. Cabe a Jó (e a todos nós) entregar-se nas mãos de Deus com humildade e confiança, reconhecendo a transcendência de Deus e os limites humanos.
2ª leitura: 2Cor 5,14-17: Deus não deixa seus filhos abandonados à própria sorte. A vinda de Jesus ao mundo para nos salvar é a maior prova do interesse e do amor de Deus por nós.
Evangelho: Mc 4,35-41: O texto é uma catequese sobre a missão dos discípulos em sua marcha pela história, onde às vezes é necessário ir para outras margens. Nesta viagem, o mundo pode cair sobre os discípulos em forma de terrível tempestade, fazendo com que as ondas se arremessem hostilmente contra a barca (comunidade – Igreja). Tudo indica que as ondas impetuosas e assustadoras irão jogá-la em breve ao fundo das águas frias e escuras. E se tem a impressão de que Deus nem se importa. Porém, os discípulos não devem ter medo, e muito menos pânico. Eles nunca estarão sozinhos a enfrentar as tempestades (resistências) do mundo. Cristo está com eles e os ajudará a reencontrar a calmaria, a paz, a serenidade. O discípulo maduro não vacila na fé, pois sabe que o Senhor prometeu ficar com eles “até ao fim do mundo” e que sua promessa não falha.

Autor: Pe. Roni O. Fengler