Artigos e Notícias -voltar-
11º Domingo do Tempo Comum "B "
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“O Reino é como a semente lançada na terra”
1ª leitura: Ez 17,22-24: Usando uma figura do campo {Deus tira um galho da copa do cedro e a planta sobre a mais alta montanha, e ela se torna a árvore mais pujante e vistora}, o profeta Ezequiel quer evocar no povo a esperança. Apesar de todas as vicissitudes e crises, Deus não se esquece de suas promessas e conduz a história humana com seu poder e seu amor. Tudo há de convergir para a vida plena n'Ele.
2ª leitura: 2Cor 5,6-10: O texto assegura que um dia todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Enquanto estamos aqui, convém nos empenhar em sermos agradáveis a Deus mediante a prática do bem. Aqui somos peregrinos. O Reino de Deus está em crescimento, já está atuante, mas encontrará sua plenitude (sua maturação) na parusia.
Evangelho: Mc 4,26-34: Jesus faz uma catequese sobre o Reino de Deus, comparando-o à semente lançada na terra: ela germina, cresce e produz fruto, silenciosamente, sem alarde, sem pressa, sem propaganda. Quando tudo parece fracassar, quando a semente parece ter morrido, eis que o dinamismo de Deus faz a vida surgir, crescer e desabrochar. Vencendo as forças da morte, Deus faz surgir novos céus e nova terra.
E Jesus traz uma segunda imagem: Assim como o pequenino grão de mostarda se torna a maior das hortaliças, dando sombra e abrigo aos pássaros, assim a Palavra de Deus semeada nos corações humanos é capaz de gerar vida e esperança nos corações feridos e desfalecidos. Mesmo que a participação humana seja imperiosa, o poder maior está em Deus. Por isso, mesmo em meio a muitas injustiças e aparentes fracassos em nossos esforços, é preciso confiar na força do Evangelho e no poder transformador do que às vezes nos parece pequeno e insignificante. A catequese de Jesus afasta o desânimo e cria confiança e perseverança.

Autor: Pe. Roni O. Fengler