Artigos e Notícias -voltar-
10º Domingo do Tempo Comum "B"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
1ª leitura: Gn 3,9-15: Adão e Eva comem do fruto proibido. O que acontece quando nos deixamos seduzir pela autossuficiência, pelo egoísmo e pelo poder (voz da serpente), menosprezando a Palavra de Deus? Nosso pecado, nossa fragilidade (nudez) acabará se revelando e acabaremos sentindo vergonha de nós mesmos.
2ª leitura: 1Jo 3,18-24: São Paulo insiste na verdadeira fé, baseada na ressurreição do Senhor, e ensina: “aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus”; passada a vida terrena “Deus nos dá outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas”. Lógico que é preciso cuidar da vida terrena, pois ela é preciosa a Deus. Porém, o apóstolo lembra que quem põe sua esperança apenas nas coisas terrenas, nas obras humanas, será um dia desiludido. No salmo 129 cantamos: “No Senhor ponho a minha esperança, pois nele se encontra toda graça e copiosa redenção”.
Evangelho: Mc 3,20-35: O ensinamento e as ações de Jesus trazem uma revolução, e os mestres da Lei afirmam que Jesus estava possuído pelo demônio. Muitos deixam “fazer sua cabeça” e espalham “pelas redes sociais daquela época” que Jesus estava louco. Assustados, familiares e parentes o procuram e querem levá-lo de volta à vida anônima em Nazaré, certamente para preservar sua integridade. Mas Jesus não estava louco da cabeça, mas “louco de amor por Deus e pelas pessoas”. E aproveita para ensinar que veio de Deus para acolher e salvar a todos. Sem rejeitar sua família de sangue, funda uma família nova e bem maior. Para pertencer a ela, para ser irmão, irmã ou mãe de Jesus, basta acolher e praticar a Palavra de Deus, que é Ele mesmo. Quem o rejeita, rejeita o Espírito Santo de Deus e não terá salvação. Todos são livres e terão de fazer sua opção.

Autor: Pe. Roni O. Fengler