Artigos e Notícias -voltar-
14 de março - 4º Domingo da Quaresma - B
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Como Moisés levantou a serpente, assim...”
1ª leitura: 2Cr 36,14-16.19-23: Quando as pessoas se afastam de Deus, descumprindo sua palavra e desprezando seus enviados, estão inevitavelmente construindo caminhos de dor e de morte. No entanto, Deus sempre de novo oferece possibilidades de conversão e de recomeço.
2ª leitura: Ef 2,4-10: Estamos no domingo da alegria. São Paulo apresenta o motivo desta alegria: devido ao seu infinito amor misericordioso, Deus nos deu a salvação em Cristo Senhor: “É por graça que sois salvos, mediante a fé”. Que nossa resposta a tanto amor sejam frutos de paz e de fraternidade. Cristo é nossa Paz!
Evangelho: Jo 3,14-21: A Nicodemos, que procura Jesus de noite, Jesus diz: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. Em Nm 21 há a passagem em que as pessoas mordidas por cobras venenosas eram curadas ao olharem para a serpente de bronze que Moisés erguera num estandarte. Não era a serpente que os curava, mas o fato de elevarem suas cabeças e seu coração ao alto, ao se voltarem arrependidos a Deus. Jesus interpreta este fato como um prenúncio de sua crucifixão. Em Jo 12,32 acrescentará: “Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Lógico que não basta olhar para o crucifixo. É necessário ter fé, seguir a Cristo e acolher incondicionalmente o Evangelho da cruz. O Filho único enviado pelo Pai é o grande dom do amor divino à humanidade. A expressão “Filho único” nos faz lembrar Isaac, filho único e amado de Abraão, que este estava prestes a sacrificar.
  • Olhando para a cruz, movidos pela fé, aprendemos com Cristo a nos doar ao próximo. É este o caminho da salvação.

Autor: Pe. Roni O. Fengler