Artigos e Notícias -voltar-
27 de dezembro: Sagrada Família: Jesus, Maria e José
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Os pais levaram Jesus ao Templo e Simão os abençoou”
2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16      Sl 88    Rm 16,25-27     Lc 1,26-38
Como padre, tenho a alegria de ver frequentemente jovens casais que levam seus filhos recém-nascidos à igreja para agradecer a Deus. Isso a qualquer hora do dia, e como me sinto feliz em poder, em nome da Igreja, acolhê-los e invocar a bênção de Deus sobre o casal e, especialmente, sobre a criança.
Isso nos faz lembrar do Evangelho de hoje: Maria e José, segundo o costume do seu povo, levaram o menino ao Templo, e lá foram acolhidos por um idoso justo e piedoso, chamado Simeão, e pela profetiza Ana. Simeão os abençoou e Ana não se cansava de louvar a Deus e de falar muito bem a todos sobre este menino.
Na verdade, já se falava muito em Jerusalém e arredores sobre o recém-nascido Jesus, e Maria e José estavam admirados com isso. Com certeza, a acolhida e a bênção do velho Simeão e da profetisa Ana trouxeram consolo e conforto à Maria e José, longe de sua casa, meio assustados e já sentindo que estavam diante de dias turbulentos (a fuga para o Egito). A segurança e o bem-estar do menino estava em primeiríssimo lugar.
Neste dia da Sagrada Família, as leituras trazem conselhos de rara sabedoria e concretude para as famílias. Conselhos para os filhos, para os pais, para os maridos e para as esposas. Vale a pena ler e reler, e praticar de coração o que a Palavra de Deus nos diz, pois “felizes os que temem o Senhor e trilham em seus caminhos” (Salmo).
E vocês pais, nunca deixem de cumprir com suas obrigações religiosas em relação a seus filhos. Orientem-se no exemplo da Sagrada Família. E que lindo gesto este de levar os filhos à Igreja para louvar a Deus e os colocar sob a Sua especial proteção. E, com a ajuda da pastoral do batismo, preparem com muito carinho, seriedade e alegria a celebração do Batismo, pois nela vossos filhos se tornarão filhos e filhas de Deus, para o vosso bem, o da santa Igreja e para a glória de Deus Uno e Trino. Amém.

Autor: Pe. Roni O. Fengler