Artigos e Notícias -voltar-
29 de novembro: 1º Domingo do Advento
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Cuidado! Ficai atentos e vigiai!” 
  • Iniciamos um novo Ano Litúrgico, durante o qual usamos as leituras do ano B, destacando o evangelho segundo Marcos. 
  • É Advento, tempo de alegre e operosa espera pelo Senhor. Queremos que estas quatro semanas renovem nossa vida e tragam abundantes frutos. As leituras apresentam indicações concretas de como viver este tempo. 
1ª leitura: Is 63,16b-17.19b;64,2b-7: Em nome do povo de Israel, o profeta suplica a Deus ,que é “pai” e “redentor”, para que venha ao encontro de seu povo a fim de o libertar do pecado e criar um coração novo. E lembra a todos que o Senhor Deus vem ao encontro de quem pratica a justiça e sempre se lembra dele em seus caminhos.
2ª leitura: 1Cor 1,3-9: Deus Pai nos chama à comunhão com seu Filho, no qual somos cumulados de todas as graças necessárias. Convém aguardar sua revelação com perseverança e retidão.
Evangelho: Mc 13,33-37: Como discípulos do Senhor, somos convidados a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que Ele virá. O forte apelo é a vigilância.  O próprio Senhor adverte: 
“Cuidado! Ficai atentos, porque não conheceis o momento... Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem... Não suceda que ele vos encontre dormindo”. 
Seria vergonhoso se o dono voltasse e encontrasse o porteiro dormindo, talvez devido à ressaca de orgias e bebedeiras. Ele perderia seu posto na hora. 
Somos os “porteiros” de nossas famílias e de nossas comunidades. Sejamos porteiros atentos e vigilantes. Para isso, deixemo-nos moldar pela sua Palavra, pois como o barro nas mãos do oleiro assim somos nós nas mãos de Deus.
Autor: Pe. Roni O. Fengler