Artigos e Notícias -voltar-
25 de outubro: 30º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução/Internet Full Width Post Format
“Qual é o maior mandamento da Lei?” 
O centro de tudo é o amor: amor a Deus, traduzido no amor ao próximo.
  • 1ª leitura: Ex 22,20-26: Deus jamais aceitará situações de injustiça, de opressão, de desrespeito pelos direitos e pela dignidade dos mais pobres e dos mais débeis, representados neste texto pelos três clássicos grupos: estrangeiros, órfãos e viúvas. Uma ação intolerável a qualquer um deles é um crime grave contra Deus.
  • 2ª leitura: 1Ts 1,5c-10: Apesar da hostilidade e da perseguição, a comunidade de Tessalônica aprendeu o caminho da fé e do amor como dom da vida, vivido na alegria do Espírito. Esse belo testemunho foi como uma semente que germinou e produziu belos frutos em outras comunidades. Dessa vivência nasceu uma imensa família de irmãos, unida em torno do Evangelho, que se espalhou pelo mundo afora.
  • Evangelho: Mt 22,34-40: Diante do questionamento de um doutor da Lei sobre o maior mandamento da Lei, Jesus afirma de forma clara e inquestionável que toda a revelação de Deus se resume no amor a Ele. E acrescenta de imediato o segundo maior mandamento: o amor aos irmãos, a fim de estabelecer relações mútuas de solidariedade, de partilha e de serviço. Quem leva a sério a Lei de Deus é capaz da doação total da vida aos irmãos, como Jesus.
  • Os dois mandamentos são inseparáveis: “amar a Deus” significa cumprir a Sua vontade nas relações humanas. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento e aplicação à vida prática dessa orientação fundamental da vida cristã.

Autor: Pe. Roni O. Fengler