Artigos e Notícias -voltar-
23 de agosto: 21º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Eu te darei as chaves do Reino dos céus”
Na 1ª leitura (Is 22,19-23) Deus destitui Sobna e reveste de autoridade a Eliacim, que governará com justiça e bondade, como um pai. Ele receberá as chaves da casa de Davi: “ele abrirá e ninguém poderá fechar; ele fechará e ninguém poderá abrir”.
No Evangelho (Mt 16,13-20) Jesus dá as chaves do Reino dos céus a Pedro e diz: “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Em que consiste o poder misterioso das “chaves” confiadas a Pedro como primeiro pastor da Igreja? Significa a missão de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do tempo presente e de acolher (abrir as portas a) todas as pessoas que aceitam a salvação oferecida por Jesus. A 1ª leitura mostra como se deve usar o “poder” das chaves: não usar a autoridade para interesses pessoais e para impedir aos seus irmãos o acesso aos bens divinos, mas exercer seu serviço como um pai que procura o bem dos seus filhos, com solicitude, com amor e com justiça. Se Jesus dá as chaves é porque elas pertencem a Ele. Mas ele confia o tesouro do evangelho à sua Igreja, e promete defendê-la contra as ciladas e os ataques do inimigo.
A 2ª leitura (Rm 11,33-36) é um convite a contemplar a sabedoria e a ciência de Deus, que superam de longe os juízos e os pensamentos humanos. Aos seres humanos resta se entregar com total confiança nas mãos de Deus e deixar que o espanto e a adoração se tornem um hino de louvor e glória ao Deus Altíssimo.
Autor: Pe. Roni O. Fengler