Artigos e Notícias -voltar-
28 de junho: Solenidade de São Pedro e São Paulo
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue”
Hoje a Igreja celebra os dois grandes apóstolos Pedro e Paulo. No Prefácio II dos Apóstolos, rezamos: “Vós constituístes a vossa Igreja sobre o alicerce dos apóstolos, para que ela fosse, no mundo, um sinal vivo de vossa santidade e anunciasse a todo o mundo o evangelho da salvação.” 
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”
Evangelho (Mt 16,13-19): Em Cesaréia de Filipe, já se aproximando a agonia final em Jerusalém, Jesus faz uma pergunta decisiva aos discípulos: “E para vós, quem sou eu?” A vida do discípulo depende desta resposta. Como porta-voz dos apóstolos, Pedro resume a fé cristã: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus declara Pedro feliz e acrescenta: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja... Eu te darei as chaves do reino dos céus...” Pedro apascentou o rebanho a ele confiado com sincero amor, confirmando-lhe a fé com o derramamento do próprio sangue, quando conduzia a Igreja de Roma. 
1ª leitura (At 12,1-11): Seguindo os passos do Messias, Pedro é perseguido e preso. A Igreja rezava por ele e, mesmo fortemente vigiado, o anjo de Deus o libertou. Obedecendo à ordem “levanta-te depressa”, as correntes caíram. A Igreja não pode ficar esmorecida e desanimada. Ao levantar-se com decisão e confiança, e perseverante na oração, mesmo em momentos difíceis, as amarram se soltam e a missão continua firme. É significativo que o atual bispo de Roma, o Papa Francisco, pede incessantemente à Igreja: “Rezem por mim!” Orar pelo papa significa orar por toda a Igreja que ele hoje, no lugar de Pedro, alenta e conduz.
“O Senhor esteve a meu lado e me deu forças”
2ª leitura (2Tm 4,6-8.17-18): Paulo, após sua conversão, tornou-se o grande apóstolo dos povos não judeus e destemido defensor do Evangelho. Realizou três viagens missionárias e fundou muitas comunidades. Igualmente vítima de duras perseguições, e vendo aproximar-se o martírio, faz um balanço de sua missão e proclama com fé inabalável: “O Senhor esteve a meu lado e me deu forças... e eu fui libertado da boca do leão; o Senhor me libertará de todo mal”. Também ele derramou seu sangue por amor a Cristo em Roma. 
  • Nestes tempos também difíceis, em que o mundo tanto necessita da luz do Evangelho, pedimos que o testemunho e a intercessão destas colunas da Igreja nos ajudem a sermos fiéis discípulos-missionários de Cristo, mantendo a Igreja unida na fé, na oração e na missão.
Autor: Pe. Roni O. Fengler