Artigos e Notícias -voltar-
21 de junho: 12º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Não tenham medo dos perseguidores”
1ª leitura (Jr 20,10-13): Jeremias era um jovem profeta duramente injuriado e perseguido. Em sua espiritualidade, coloca sua confiança em Deus, percebendo-o ao seu lado “como forte guerreiro”. O autêntico profeta jamais abando sua missão, como reza o salmista: “Meu zelo e meu amor por vossa causa me devoram como fogo abrasador” (Sl 68).
2ª leitura (Rm 5,12-15): A transgressão e o pecado do primeiro homem trouxeram a desgraça e a morte. A fidelidade e a inocência de Jesus Cristo trouxeram a graça de Deus, derramado em abundância sobre todos. O amor de Cristo nos redime da culpa de Adão.
Evangelho (Mt 10,26-33): No Evangelho do último domingo, Jesus chamou e enviou os apóstolos. Hoje Jesus os adverte de que, assim como os profetas e Ele próprio foram perseguidos, eles também o serão. O evangelista Mateus escreve o texto décadas depois, quando o império romano perseguia os cristãos, infligindo duros sofrimentos às comunidades cristãs. Jesus, porém, oferece palavras de alento: “Não tenham medo! Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!”. E incute confiança: “Se Deus cuida dos passarinhos, muito mais cuidará de vocês, que são muito mais preciosos. Vocês não precisam temer os que se opõem ao meu Evangelho (os que matam o corpo), mas que são incapazes de roubar de vocês meu amor e minha graça salvadora”. 
  • Jesus promete: “Aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai”. Há promessa mais alentadora? Em cada celebração Deus consola e fortalece os seus amados filhos e filhas!

Autor: Pe. Roni O. Fengler