Artigos e Notícias -voltar-
14 de junho: 11º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Jesus chamou os doze discípulos e os enviou”
Evangelho (Mt 9,36-10,8):
- Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas: Este é o contexto do episódio de hoje. Jesus sente compaixão do povo “porque estavam cansadas e abatidas”. Não se trata apenas de um cansaço e abatimento físico, mas também e, sobretudo, espiritual. Eram pessoas desorientadas, inseguras, sofridas, sedentas de sentido e de luz, carentes de verdadeiros guias. Jesus as compara “como ovelhas que não tem pastor”. 
- Jesus chamou os doze discípulos: O sofrimento das multidões mexe com Jesus e o leva a agir. Percebendo que “a messe é grande e poucos os trabalhadores”, e movido por um coração de bom pastor, enviado pelo Pai celestial, chama para junto de si doze apóstolos, pessoas livres e dedicadas, e os prepara para participar de sua missão. 
- Deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença: Jesus conhece a triste realidade. Há uma multidão necessitada e abatida diante de muitos males. Por isso, Jesus une a si o grupo dos doze, conferindo-lhes o seu poder de curar, de ressuscitar, de purificar e de expulsar, ou seja, de libertar dos males, de eliminar tudo o que estraga a vida e a dignidade das pessoas. Jesus chama, prepara e envia discípulos para que o mundo tenha vida nEle.
- Em vosso caminho, anunciai:  "o Reino dos Céus está próximo": “Ao chamar aos seus para que o sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o evangelho do Reino a todas as nações (cf. Mt 28,19; Lc 24,46-48). Por isto, todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz partícipe de sua missão ao mesmo tempo que o vincula a Ele como amigo e irmão. Desta maneira, como Ele é testemunha do mistério do Pai, assim os discípulos são testemunhas da morte e ressurreição do Senhor até que Ele retorne. Cumprir esta missão não é uma tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã, porque é a difusão testemunhal da própria vocação." (DAp 144).
- De graça recebestes, de graça deveis dar: Seguir a Cristo não pode ser encarado como emprego, em vista de lucros e vantagens pessoais, mas como autêntica vocação, exercida na liberdade, na doação e na alegria. 
  • Gratidão e bênção a tantos que em nossas comunidades assim agem!

Autor: Pe. Roni O. Fengler