Artigos e Notícias -voltar-
Domingo de Ramos * Ano A * 05 de abril
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Bendito o que vem em nome do Senhor!”
A caminhada quaresmal desemboca na Semana Santa, que inicia com o Domingo de Ramos. Após a saudação, é proclamado o Evangelho da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt 21,1-11), seguido da procissão com os ramos. Dentro do templo, proclama-se a paixão e a morte de Jesus segundo Mateus (Mt 26,14-27,66)
O evangelista nos ajuda a contemplar a mais espantosa história de amor que a humanidade já viu. Na cruz se revela o amor incondicional e perfeito de Deus. É o momento supremo de toda uma vida feita dom. Por Cristo, é oferecido ao Pai o mais perfeito louvor. Movidos pelo Espírito Santo, somos convidados a nos inserir neste mistério de amor e doação.
O amor de Deus não exclui ninguém, nem mesmo os maiores pecadores, desde que abram seu coração e acolham a oferta de Deus. A maior parte das autoridades políticas e religiosas da época se fecharam ao Evangelho: perseguiram, prenderam, julgaram e condenaram Jesus, pregando-o numa cruz.
Mateus relata que, na hora da prisão, Pedro reage com violência. Jesus manda Pedro guardar a espada. O Filho de Deus não prega a violência, nem mesmo contra os opressores e algozes. Sua arma é a verdade, sua força é o amor, seu caminho é a fidelidade ao Pai. Ele possui uma força maior que a do exército do rei com seus cavalos e aparatos de guerra. Jesus vem montado num jumentinho, a montaria dos humildes, que o acolhem com o júbilo e a pureza das crianças, empunhando não espadas, mas ramos verdes.
Maria, sua mãe, com um pequeno grupo, caminha com ele, sofre com ele e o acompanha fiel até o fim. Outros o abandonam ou assistem de longe. Pedro, antes tão decidido a dar a vida por Jesus, o nega três vezes. Mais tarde chora amargamente, se arrepende e acaba dando a vida por Jesus e seu evangelho. Até hoje há pessoas que seguem a Cristo até a morte. São movidos pelo verdadeiro amor. 
Quem se decide a ser de Cristo é batizado. Assumir o batismo significa carregar sua cruz e solidarizar-se com os crucificados deste mundo. Significa aprender com Jesus a entregar a vida pelos irmãos.

Autor: Pe. Roni O. Fengler