Artigos e Notícias -voltar-
11 de agosto: 19º domingo do Tempo Comum - Ano C
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
 “Não tenhais medo, pequenino rebanho” 
Os textos de hoje nos motivam a viver numa fé madura, ancorada na confiança em Deus e na vigilância.             
A 1ª leitura (Sb 18,6-9) traz as palavras de um sábio, para quem a felicidade só é possível quando se está atento aos valores de Deus, sendo fiel e agradecido a Ele, que fez maravilhas. A comunidade de Israel, confrontada com um mundo pagão e imoral, que sempre questiona sua conduta, precisa ser uma comunidade “vigilante”, corajosa e confiante, que sabe discernir entre os valores passageiros e os duradouros. O pacto celebrado com Deus não deve ser quebrado.            
A 2ª leitura (Hb 11,1-2.8-12) apresenta Abraão e Sara como modelos de fé para os fiéis de todas as gerações. Provados na fé, atentos e fiéis aos apelos de Deus, souberam descobrir os bens futuros nas limitações e na precariedade da vida cotidiana.             
O Evangelho (Lc 12,32-48) traz uma ampla catequese sobre a vigilância. O verdadeiro discípulo tem uma atitude de espera serena e atenta diante do Senhor que vem ao seu encontro. Ele está sempre pronto a cumprir aquilo que a construção do Reino de Deus exige. E não tem medo diante dos desafios, mesmo se quando a comunidade se sente pequena e frágil: “Não tenhais medo, pequenino rebanho”.             
Nas catequeses anteriores, Jesus falou sobre o desprendimento face aos bens da terra e sobre o abandono nas mãos de Deus. Hoje Jesus incentiva seus seguidores à perseverança, à fidelidade e à dedicação em servir. A recompensa será abundante: “Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar... Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá”.  Jesus dá conselhos concretos:
*ter “os rins cingidos” = prontidão para servir;
*ter “as lâmpadas acesas” = guardar a fé batismal;
*ser um administrador fiel e prudente da casa do Senhor para dar comida a todos na hora certa = estar sempre vigilante, atento às obrigações, mesmo na ausência do patrão; anunciar a Palavra de Deus a todos, colocando dons e qualidades à disposição, pois, “a quem muito foi dado, muito será pedido”.
Autor: Pe. Roni O. Fengler