Artigos e Notícias -voltar-
23 de junho: 12º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução/Internet Full Width Post Format
"E vós, quem dizeis que eu sou?"
Evangelho (Lc 9,18-24): Jesus nos desafia1ª a responder à pergunta chave: “E vós, quem dizeis que eu sou?” A quem o aceita como “o Cristo de Deus”, a exemplo de Pedro e seu grupo, Jesus mostra que seu caminho messiânico não é um caminho de glória e de triunfos tipicamente humanos, mas um caminho que passa pelo mistério da cruz, um caminho de amor-doação. É na cruz que se encontra a chave reveladora de seu mistério salvífico. “Conhecer Jesus” é aderir a ele, é segui-lo nesse caminho de entrega, de amor total. Por isso o convite: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, teme sua cruz cada dia e siga-me”. 
A 1ª leitura (Zc 12,10-11; 13,1) nos apresenta um misterioso profeta “ferido”, “transpassado”, cuja entrega trouxe conversão e purificação para os seus concidadãos. Revela, pois, que o caminho da entrega não é um caminho de fracasso, mas um caminho que gera vida. O Evangelista João identifica essa misteriosa figura profética com o próprio Cristo. 
A 2ª leitura (Gl 3,26-29) reforça a mensagem central da liturgia de hoje, ensinando que os batizados são “filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo”. Somos revestidos de Cristo, herdeiros da vida em plenitude. Como irmãos, somos convocados a superar toda discriminação e desunião. 
  • Procuremos responder pessoalmente à pergunta de Jesus: “Quem sou eu para você?”
Autor: Pe. Roni O. Fengler