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19 de maio: 5º domingo da Páscoa – Ano C
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“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos” 
O que identifica os seguidores de Jesus? Qual é a sua principal característica? 
O evangelho de hoje (Jo 13,31-35) nos dá a resposta: é a capacidade de amar como Jesus amou! 
Não é a teoria, e sim a prática que faz a diferença. 
No Evangelho, Jesus se despede dos seus discípulos e lhes deixa o seu testamento: O mandamento novo: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. A vocação cristã consiste em testemunhar no mundo o amor materno e paterno de Deus. «Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros». 
O verbo “amar”, utilizado aqui pelo evangelista, define o amor que faz dom de si, até ao extremo. É um amor que não guarda nada para si, que é entrega total e absoluta. O ponto de referência no amor é o próprio Jesus (“como Eu vos amei”). As duas cenas anteriores (o lava-pés e a despedida de Judas) definem a qualidade do amor que Jesus pede: em acolher, em servir, em abaixar-se diante dos outros, conferindo-lhes dignidade e liberdade (lavar os pés). Sem discriminação, respeitando a liberdade do outro (episódio de Judas). E sem limites, numa doação total (Jesus dá sua vida na cruz). É este o amor eucarístico. 
A 1ª leitura (At 14,21-27) evoca a vida das primeiras comunidades cristãs, chamadas a viver no amor fraterno. Mesmo em sofrimentos, os irmãos e irmãs se ajudam, se fortalecem uns aos outros e se amam de verdade. É esse projeto que motiva os missionários Paulo e Barnabé. É isso que eles levam aos confins da Ásia Menor, com a generosidade de quem sabe amar e se sente amado por Deus e pelas comunidades. 
A 2ª leitura (Ap 21,1-5) lembra a meta final de todos os que são chamados a viver no verdadeiro amor: a realização plena da sua esperança num “novo Céu” e numa “nova Terra”, quando Deus vai enxugar todas as lágrimas dos seus olhos e será o seu Deus para sempre. 
O evangelho está no ambiente da Santa Ceia: Nossas celebrações litúrgicas devem celebrar e fomentar este amor entre nós.
Autor: Pe. Roni O. Fengler