Artigos e Notícias -voltar-
30 de dezembro: Festa da Sagrada Família - Ano C
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
No domingo que segue ao Natal, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família. Reproduzimos parte da reflexão de Zuleica Aparecida Silvano, publicada na Revista Vida Pastoral, novembro e dezembro, editada pela Paulus.
Leituras: Eclo 3,3-7.14-17ª – Cl 3,12-21 -  Lc 2,41-52
“Nesta festa, cada família tem diante de si o ícone da Sagrada Família, e, a exemplo de Maria, conforme afirma o papa Francisco, ‘as famílias são exortadas a viver, com coragem e serenidade, os desafios familiares tristes e entusiasmantes e a guardar e meditar no coração as maravilhas de Deus’ (Amoris Laetitia, n. 30). Nesta festa, somos chamados a refletir sobre o amor no relacionamento conjugal e familiar. Conforme a exortação Amoris Laetitia, o amor é a atitude que precisa permear esses relacionamentos, amor que se expressa no serviço, no perdão, no desprendimento, na ternura, na capacidade de alegrar-se com o outro, no confiar, no suportar os desafios, as fadigas, as tensões e os sofrimentos no dia a dia (2ª leitura). A 1ª leitura também nos aponta o desafio de respeitar os pais e cuidar deles na velhice, última etapa de sua vida. Ressalta também a necessidade da humanização de nossa vida familiar e faz às famílias o apelo para que sejam solidárias às necessidades de outras famílias que vivem em condições precárias”.“
A Sagrada Família, que se desloca para Jerusalém, convida-nos a percorrer caminhos novos, a escutar a Palavra de Deus e sua vontade. A escuta da Palavra nos faz romper com nossa mentalidade fechada, nossos esquemas preestabelecidos, nossas convicções absolutas, nosso modo fechado de viver, e nos insere na aventura de buscar novos horizontes e acolher essas realidades em nosso coração, como fez Maria”.
“Os textos bíblicos escolhidos para esta festa da Sagrada Família também nos apontam grandes desafios, a saber: a humanização de nossas relações familiares, a sensibilidade para com os pais, o discernimento nas situações difíceis, o acolhimento das diferentes etapas dos membros de nossas famílias, o amor mútuo nas relações conjugais. Inspirando-se na Família de Nazaré, nossas famílias são chamadas a gerar vida, alimentar e sustentar os laços humanos e promover a solidariedade, tornando o ambiente familiar num lugar onde prevaleça a paz, o amor, a fraternidade, o respeito”.
Num tempo onde as famílias passam por tantas dificuldades, onde muitas famílias estão se desestruturando, onde o conceito de “família” se dilui cada vez mais, vale a pena aproveitar a Festa da Sagrada Família para rezar pelas famílias, meditar sobre a situação da nossa família e comprometer-nos em cuidar da família como algo precioso. Não basta dizer que “família é tudo”, é preciso mostrar na prática que assim o acreditamos.
Autor: Pe. Roque Hammes Fonte: Leituras: Eclo 3,3-7.14-17ª – Cl 3,12-21 - Lc 2,41-52