Artigos e Notícias -voltar-
28 de outubro: 30º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Internet Full Width Post Format

"Mestre, que eu veja!”

Jesus está em Jericó, última parada antes da subida a Jerusalém. À beira do caminho encontrava-se o cego Bartimeu, mendigando. Com certeza, já ouvira falar de Jesus de Nazaré, e, ao perceber que ele estava passando por ali, não perde a oportunidade: aos gritos, se dirige a Jesus clamando por misericórdia. A censura dos passantes não o faz desanimar. Grita ainda mais alto, até Jesus parar e conversar com ele. E Bartimeu implora: “Mestre, que eu veja!” Movido por compaixão, Jesus diz: “Vai, a tua fé te curou”. E o ex-cego passa a seguir Jesus pelo caminho. Torna-se discípulo.   

A sociedade continua “produzindo” muitos Bartimeu e os relega à beira dos caminhos. Os atuais Bartimeu podem ser os enfermos, os encarcerados, os migrantes, os sem moradia,  os sem emprego,   etc. Os verdadeiros discípulos do Senhor não são os que mandam Bartimeu se calar, mas os que o incentivam, acendem sua esperança e o levam a Jesus. 
Neste Ano do Batismo que nossa diocese está vivendo, somos convocados a incentivar as pessoas a se encontrarem com Jesus e a encontrar nele a cura para suas cegueiras. Mas também todos nós somos um pouco Bartimeus, e queremos também fortalecer nossa relação, nosso encontro pessoal com Jesus Cristo. 
Cristo é a luz do mundo, mas ele quer que todos os batizados (seus discípulos) façam resplandecer sua luz, ao dizer: “Vós sois a luz do mundo!” 
Mais do que uma notícia jornalística, o texto é uma catequese de iniciação cristã. Bartimeu representa todas as pessoas que vivem na escuridão, privadas da “verdadeira luz”. O encontro pessoal e profundo com Jesus irá transformar suas vidas e elas se sentirão convidadas a “seguir Jesus pelo caminho”, como discípulos fiéis e alegres. 
• Onde eu me situo: Entre os que mandam o cego se calar ou entre os que o conduzem a Jesus? 
 • A “luz” de Cristo que recebi no momento do batismo continua brilhando em mim?
Autor: Pe. Roni O. Fengler