Artigos e Notícias -voltar-
21 de outubro: 29º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
“ Entre vós não deve ser assim”
Jesus anuncia a sua paixão e morte como consequência de toda a sua vida. É momento de angústia e central em sua vida de total doação. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, o que provoca tumulto e discórdia entre os outros discípulos. 
Quando há competição, inveja e disputas superficiais o resultado é sempre desastroso, o clima de serenidade e harmonia sofre um duro golpe. Isso é o reino de Satanás, onde impera inveja, divisão, briga, opressão e tirania. Jesus diz: “Entre vós não deve ser assim!” E, a partir de seu exemplo de vida, ensina que o verdadeiro poder está no serviço gratuito e fraterno: “Quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos”.  
No mundo querido por Deus, a autoridade não é exercício de poder “como os grandes deste mundo”, mas a qualificação ao serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate para muitos”.
A comunidade dos batizados, dos filhos e filhas de Deus, deve ser uma experiência nova de fraternidade, lugar onde as pessoas criam laços afetivos alicerçados na humildade, na caridade, na solidariedade. Não deveria haver distinção por títulos e honrarias. Ninguém deveria ser destacado por seu saber ou sua posição: “Não permitais que vos chamem ‘Rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos”. 
Sim, “todos vós sois irmãos”. Isso tem consequências bem concretas e diárias. Onde há brigas por coisas sem importância, onde há divisões por disputas por poder, onde há corações endurecidos e amargurados por não ocupar cargos considerados importantes, onde há rostos fechados por não se considerar valorizados, onde há inveja e coisas semelhantes, ouvimos a palavra do Mestre: “Entre vocês não deve ser assim! Façam como eu, que vim para servir, para curar, para ajudar, para perdoar!” .
 Para Deus, “grande” não é aquele aparece muito, que é aplaudido por todos, que comanda, mas aquele que é capaz de servir, de se doar sem esperar nada em troca; aquele que assume sua tarefa, seja qual for, com humildade. A pessoa que é bondosa e dedicada, motivada unicamente pela bondade de Deus, esta é realmente grande aos olhos de Deus. E é só isso o que importa.
Autor: Pe. Roni Osvaldo Fengler