Artigos e Notícias -voltar-
23 de setembro: 25º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
“Pegou uma criança e colocou-a no meio deles” 
 A Palavra de Deus deste domingo nos coloca diante da lógica de Deus e da lógica do mundo. Dentro da ótica mundana, os discípulos discutiam sobre quem deles seria o maior. Jesus pegou uma criança, “colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo”. Que gesto lindo! Em meio ao movimento “pró-aborto”, vemos Jesus colocando uma criança no centro da roda, no centro das atenções, defendo sua beleza e dignidade inviolável. Elas pertencem a Deus, desde a concepção. Elas são o maior dom de Deus às famílias e à sociedade. Acolher a elas, defender e promover a vida delas é acolher e defender o próprio Cristo. Ele também foi concebido, gestado. Nasceu e foi criança igual a todas as outras.                  
Jesus denuncia o poder-dominação, o querer ser dono dos outros, negando sua liberdade e dignidade. Também chama atenção contra a tentação dos sonhos de grandeza com as manobras para conquistar honras, lucros e privilégios, com a busca desenfreada por títulos e posições de prestígio. Convida a seguir o exemplo das crianças: ter um coração simples e humilde, capaz de amar e acolher a todos, em especial os excluídos, desamparados, os que não tem como retribuir, e isso sem necessidade de retribuição e reconhecimento público. 
Jesus teve dificuldade de fazer com que o entendessem. Ainda hoje podemos ter essa mesma dificuldade. Convém se perguntar: Será que não ficamos falando demais sobre coisas banais, discutindo sobre quem é o maior, enquanto Cristo caminha para a cruz? Por isso, a dinâmica de Jesus é muito importante: sentou-se, chamou o povo ao redor, tomou a criança como exemplo. Sempre vai educando os discípulos sobre que tipo de messias eles é e como quer que sejam seus seguidores (os batizados).
Neste dia, cabe uma pergunta: Em que estamos investindo nosso tempo, nossas energias, nosso dinheiro? O que eu coloco no centro da minha vida?
Autor: Pe. Roni O. Fengler