Artigos e Notícias -voltar-
PASCOM/RS prepara Dia Mundial das Comunicações
Full Width Post Format
No domingo da Ascensão do Senhor, a Igreja comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data foi criada pelo Papa Paulo VI em 1966, sendo que, desde então, todos os papas publicaram mensagens para este dia. Para 2021, a Mensagem do Papa Francisco se baseia em Jo 1,46 – “Vem e verás” -  e tem como título: “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.
Para preparar este dia, a Pastoral da Comunicação do Rio Grande do Sul (PASCOM/RS) reuniu os bispos e coordenadores de pastoral das dioceses do Regional Sul/3 da CNBB para uma noite de partilha e estudo. O encontro online aconteceu na noite de 6 de abril e teve a participação de 10 bispos e coordenadores da pastoral de 17 dioceses, além das pessoas que coordenam a Pastoral da Comunicação nas dioceses. De Santa Cruz do Sul, participaram, Dom Aloísio Dilli, Pe. Roque Hammes e Diácono Giovane Gonçalves.
A assessoria do encontro esteve ao encargo do professor Manoel Jesus, da Diocese de Pelotas. Durante 25 minutos ele falou sobre a Mensagem do Papa, destacando que os participantes eram formadores de opinião. Ressaltou a importância de qualificar a nossa comunicação, porque “temos um belo produto a divulgar”. Também destacou a necessidade de averiguar a veracidade dos fatos antes de divulga-los, para não nos tornarmos meros comunicadores de gabinete que nos contentamos em fotocopiar o que outros produziram. Por isso, a proposta do Papa Francisco é ir ao encontro das pessoas e conversar com elas nos lugares onde se encontram.
Na partilha dos trabalhos das dioceses, sobressaiu a enorme quantidade de publicações e o grande uso das redes sociais. Mesmo que nem todos tenham a Pastoral da Comunicação organizada, a comunicação está acontecendo. O desafio é o de qualificar e articular esta comunicação, para que a mensagem de Jesus Cristo possa chegar a todas as pessoas e a evangelização possa acontecer.
Durante a Semana que antecede ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, acontece uma variada programação, com atividades em nível nacional, regional e diocesano. A agenda está assim organizada:
  • Dia 10/05 – 20 horas – Live sobre Leitura Orante da Palavra de Deus organizada pela PASCOM Nacional.
  • Dia 11/05 – 19 horas – Livre com Silvonei (Vatican News) e Sabrina Tomasi (Grupo RBS), organizada pela PASCOM/RS
  • Dia 12/05 – 20 horas – Live sobre a Mensagem do Papa Francisco – PASCOM Nacional.
  • Dia 13/05 – 09 horas – Café com a Imprensa – PASCOM Diocesana
  • Dia 14/05 – 20 horas – Live sobre a coragem dos jornalistas – PASCOM Nacional
  • Dia 16/05 – 19 horas – Missa em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais – PASCOM/RS
“O desafio que nos espera é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são” (Papa Francisco).

Autor: Pe. Roque Hammes