Artigos e Notícias -voltar-
Religiosos/as da Diocese de Santa Cruz do Sul
Full Width Post Format
Neste primeiro número da Revista Integração vamos apresentar um pequeno demonstrativo da presença dos e das Religiosas na Diocese. Assim:
Os Freis Franciscanos (OFM) são em número de cinco e cuidam de quatro Paróquias: São Cristóvão, em Lajeado; Nossa Senhora Auxiliadora, em Progresso; Santo Antônio, em Pouso Novo e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Bela Vista do Fão. Eles moram todos juntos em Progresso e formam uma única Comunidade Religiosa.
Em Encantado, na Paróquia São Pedro, estão dois Padres Scalabrinianos.
Os Irmãos Maristas mantem o Colégio São Luís e o Centro Marista Nossa Senhora da Boa Esperança, em Santa Cruz do Sul. 
Em Rio Pardo, os monges Citercienses possuem um Mosteiro, Casa de Retiros e Formação.
As Irmãs da Divina Providência estão em 11 comunidades, localizadas em sete Municípios: Em Lajeado, tem três comunidades: a Comunidade Maria, Mãe da Esperança inserida na Pastoral Paroquial da Paróquia São Cristóvão e uma das Irmãs é Professora no Núcleo Indígena de Estrela e outra atua na Aldeia Indígena Foxá, em Cruzeiro do Sul. No Bairro Santo André, uma pequena Comunidade faz um trabalho com saúde alternativa e atua na comunidade. No Bairro Moinhos, uma Comunidade realiza diversas atividades pastorais e artesanato. Em Arroio do Meio, a Congregação está com duas Comunidades, uma no Bairro Navegantes, com atividades pastorais e sociais e uma Comunidade com Irmãs que atuam no Hospital São José e trabalham com artesanato solidário. Em Progresso, uma Comunidade no Hospital Santa Isabel. Em Relvado, uma pequena Comunidade que marca presença diversificada na localidade. Em Santa Clara do Sul, as Irmãs da Divina Providência têm o Lar das Irmãs Idosas e uma Comunidade que atua na Pastoral Paroquial e na saúde alternativa. Em Santa Cruz do Sul, no Bairro Santa Vitória, uma Comunidade realiza atividades diversificadas. Em Encruzilhada do Sul, uma Comunidade trabalha na Saúde alternativa e no Centro de Formação Divina Providência.
Em Santa Cruz do Sul está localizado o Mosteiro da Santíssima Trindade, com várias Monjas.
A Congregação das Filhas do Coração de Maria, que durante 64 anos atuou na Casa da Criança, passa agora a se dedicar exclusivamente à pastoral, em Santa Cruz do Sul.
Em Santa Cruz do Sul também está o Santuário de Schoenstatt, das Irmãs do Instituto Secular de Maria de Schoenstatt.
As Irmãs do Imaculado Coração de Maria mantem o Colégio Madre Bárbara, em Lajeado e uma Casa de Formação. Também tem uma Comunidade em Encantado e uma em Pantano Grande.
As Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo matem o Asilo São Vicente em Rio Pardo.
O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora está com a Casa da Criança, em Rio Pardo.
A Congregação das Irmãs Franciscanas Bernardinas, está com uma Comunidade, em Dom Feliciano.
As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã tem uma Comunidade, em Passo do Sobrado.
As Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria mantem um Hospital e uma Casa Geriátrica atendida pelas Irmãs, em Ilópolis e outro Hospital em Encruzilhada do Sul.
As Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu - Scalabrinianas – mantem o Hospital Beneficente São João Batista, em Nova Bréscia e um colégio em Anta Gorda.Estas são as Comunidades Religiosas da Diocese de Santa Cruz do Sul, cada uma seguindo seu Carisma, todas a serviço do Reino de Deus. 
Autor: Irmã Lori Goetems